O Palestra Itália, hoje conhecido como Cruzeiro, completa 103 anos desde a realização de seu primeiro jogo. A partida, que aconteceu em 2 de abril de 1921, foi um duelo contra um combinado do Villa Nova e do Palmeiras, de Nova Lima.
Na véspera do jogo, houve uma reunião extraordinária do Conselho para providências logísticas. O presidente Aurélio Noce estava ausente – o secretário Giuseppe Perona ficou responsável pela condução do encontro.
Foram estabelecidas equipes especificas para lidar com todos os preparativos necessários. As anotações, feitas em italiano, foram traduzidas pelo historiador Anísio Ciscotto e estão sob os cuidados do Instituto Palestra Itália.
O jogo foi realizado em um domingo, no antigo estádio do Prado Mineiro – agora Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. A equipe do Palestra Itália, formada por Nullo, Polenta, Ciccio, Quiquino, Américo, Bassi, Lino, Spartaco, Nani, Henriqueto e Armandinho, venceu o combinado de Nova Lima por 2 a 0.
Repercussão e consequências
Na reunião do Conselho, em 6 de abril, foi reconhecida a importância da vitória e exaltada a coragem e fé dos jogadores do Palestra Itália. O Presidente Aurélio Noce destacou o “valor dos jogadores dos dois times na nossa estreia de domingo e da nossa surpreendente vitória acontecida sobre o combinado Villa Nova-Palmeiras.
A partida é considerada uma verdadeira afirmação de fé e de coragem dos nossos jogadores”. O bom desempenho do Palestra rendeu um convite para um novo jogo, desta vez contra o Atlético-MG. Essa partida, realizada em 17 de abril de 1921, marcou o início da maior rivalidade de Minas Gerais.