O São Paulo, um dos grandes times do futebol brasileiro, tem uma história rica em jogadores de destaque que honraram a camisa tricolor ao longo dos anos. Entre eles estão ídolos como Zetti e Rogério Ceni, Nelsinho e Gilberto Sorriso. Muitos desses jogadores ocupam o topo da lista dos que mais entraram em campo em defesa do time do Morumbi.
A lista dos dez jogadores que mais vezes vestiram a camisa do São Paulo é liderada por Rogério Ceni, que disputou nada menos que 1237 jogos. A seguir, vem Waldir Peres, com 617 partidas, De Sordi, com 544, Roberto Dias e Teixeirinha, ambos com 525 jogos, Nelsinho, com 512, Terto, com 500, Mauro, com 498, e Riberto, com 481 jogos.
É interessante notar a grande diferença entre o número de jogos disputados por Ceni, o líder, mais do que o dobro do número de partidas do segundo colocado, Waldir Peres. Porém, a situação se inverte quando analisamos apenas os jogos do Campeonato Paulista.
Recordes no Campeonato Paulista
Waldir Peres, goleiro tricolor entre 1973 e 1984 e que disputou três Copas do Mundo (1974, 1978 e 1982) jogou 343 partidas do Campeonato Paulista, contra 295 de Ceni. É o único torneio em que Rogério não aparece em primeiro lugar na lista dos jogadores que mais jogaram pelo São Paulo.
Zetti e Raí, dois dos jogadores mais idolatrados pelos torcedores do São Paulo, não aparecem entre os dez primeiros na lista de jogos disputados. Raí jogou 395 partidas, sendo o vigésimo na lista dos que mais entraram em campo, enquanto Zetti tem 432 partidas e aparece na décima quarta posição.
Nos bastidores do futebol, as negociações seguem a todo vapor. Segundo o periódico “As”, da Espanha, o volante Bruno Guimarães vai ser negociado pelo Newcastle e está agitando o mercado da bola. Além disso, Marquinhos, outra revelação da base tricolor, volta ao Arsenal, mas deve ser novamente negociado. Fato é que o futuro desses jogadores ainda vai dar muito o que falar.