À medida que a temporada do Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima do fim, a briga pelo título de artilheiro do campeonato está cada vez mais acirrada. Com destaque para Gustavo Coutinho, do Atlético-GO, que no momento lidera a corrida com 13 gols marcados. Além dele, outros jogadores também se destacam, como Vagner Love, do Sport, com 11 gols, e Erick, do Ceará, com 10 gols.
A Série B, que é disputada por pontos corridos desde 2006, tem registrado ao longo dos anos diversos rankings e marcas para o futebol brasileiro. Entre os jogadores que conseguiram se tornar artilheiros da competição em duas edições, destacamos o alagoano Zé Carlos, que defendendo o CRB, marcou 19 gols em 2015 e 27 gols pelo Criciúma, em 2012, tornando-se o maior artilheiro da história da Série B, com incríveis 91 gols em 178 partidas.
A história dos artilheiros da Série B
O ranking de artilheiros também conta com nomes bem conhecidos do futebol nacional, como Túlio Maravilha, ex-Botafogo, que balançou a rede 24 vezes pelo Vila Nova, na Série B de 2008. Em 2014, Magno Alves, ex-Fluminense, ao defender o Ceará, terminou o Brasileiro como artilheiro, com 18 gols. E mais recentemente, em 2018, Dagoberto, ex-São Paulo, marcou 17 vezes jogando pelo Londrina, garantindo também a artilharia da competição.
No que se trata do número de gols numa única edição da Série B, o recordista é Bruno Rangel, com 31 gols marcados quando defendia a Chapecoense, em 2013. O atleta, que nasceu no Rio de Janeiro, acabou tornando-se uma das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense, em 2016.
Recordes e mais recordes
Por último, vale mencionar os clubes que mais tiveram jogadores artilheiros da Série B de 2006 até os dias atuais, que são: Ceará, Sampaio Corrêa e Ipatinga. O Ceará conseguiu essa façanha com Magno Alves e Bill, enquanto o Sampaio Corrêa teve Gabriel Poveda e Caio Dantas, e o Ipatinga contou com Alessandro. Esses recordes, marcas e histórias tornam ainda mais emocionante a corrida pela artilharia deste ano, tornando cada jogo e cada gol algo crucial nesta disputa.
Com apenas quatro rodadas para o fim do torneio, a competitividade não para e a disputa pelo título de artilheiro continua intensa, gerando cada vez mais expectativa sobre quem será o grande goleador este ano na Série B.