Linhares Júnior, famoso narrador esportivo, que moveu um processo de assédio moral e trabalhista contra a emissora Globo, chegou a um acordo com a empresa. O processo judicial iniciado em abril deste ano foi encerrado em setembro, graças a um acordo extrajudicial selado entre as parti.
Júnior, que atualmente trabalha na RIC TV, afiliada da Record no Paraná, afirma que sofreu assédio moral pouco tempo antes de seu desligamento da Globo em outubro de 2021. Segundo ele, um dos gerentes esportivos da emissora o qualificou como um “narrador ultrapassado”.
De acordo com informações publicadas pela Folha de S.Paulo, Júnior pleiteava cerca de R$ 4,6 milhões de indenização, mas aceitou a oferta da Globo de aproximadamente R$ 1 milhão. A decisão foi ratificada pela 9ª Vara do Trabalho da Justiça de São Paulo e arquivada em seguida.
As posições das partes
Sobre o assunto, a Globo declarou que a rescisão contratual com o narrador foi uma decisão exclusiva de gestão, antecipada desde julho de 2021. Além disso, a emissora garantiu que não comenta sobre assuntos ligados à ouvidoria corporativa, mas reafirmou seu compromisso no combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Com o acordo já oficializado, tanto Linhares Júnior quanto a Globo estão proibidos de fazer comentários públicos sobre o assunto. Caso venham a descumprir a cláusula de confidencialidade, estão sujeitos a uma multa previamente estabelecida no acordo.
Linhares Júnior teve uma trajetória marcante no jornalismo esportivo, sendo uma voz conhecida e apreciada pelos fãs de futebol no Brasil. Atualmente, continua a desempenhar seu trabalho na afiliada da Record no Paraná, dando continuidade a sua carreira e mostrando que, apesar das dificuldades, continua sendo um profissional dedicado ao jornalismo esportivo. – artigo atualizado em 11 de fevereiro de 2023.