Os times de futebol têm nos seus escudos um grande patrimônio, representando sua história e identidade, além de ser um meio de celebrar suas conquistas. Uma das formas mais comuns de fazer isso é com a inclusão de estrelas, mas você já parou para pensar no que significam as estrelas nos escudos dos times brasileiros? Continua lendo para descobrir!
Cada estrela tem um significado específico e, muitas vezes, fazem alusão a títulos importantes conquistados pelo clube. Por exemplo, o clube ABC do Rio Grande do Norte inclui estrelas no seu escudo para celebrar suas vitórias no campeonato estadual, enquanto o Atlético Mineiro tem uma única estrela para representar sua vitória no Campeonato Brasileiro de 1971.
No caso do Botafogo, a famosa Estrela Solitária remonta aos tempos das regatas. Os atletas treinavam ao amanhecer e conseguiam ver o planeta Vênus, a Estrela D’Alva, motivo pelo qual a estrela foi incorporada ao escudo do time. Já o escudo do Internacional, o Colorado, não utiliza estrelas.
E os times que não utilizam estrelas?
Alguns times optam por não incluir estrelas em seus escudos. Por exemplo, o Corinthians e o Vasco da Gama não têm estrelas em seus atuais escudos. Há também casos, como o do Fluminense e do Goiás, que chegaram a ter estrelas em seu escudo, mas decidiram removê-las.
É importante lembrar que o significado das estrelas pode variar de clube para clube. No São Paulo, por exemplo, além das estrelas que representam os títulos mundiais do clube, há também estrelas para Adhemar Ferreira da Silva, atleta do clube bicampeão olímpico e recordista mundial. Agora, quando você vir um escudo de um clube de futebol, saberá que cada estrela tem um significado próprio e representa uma parte da história do clube!