No cenário futebolístico brasileiro, a manhã de ontem (11) foi marcada pela apresentação do novo uniforme do São Paulo para a temporada vigente. Os torcedores notaram alguns detalhes que remetem aos títulos conquistados em 1992, no entanto, a camisa mantém o tradicional padrão das temporadas anteriores. A recorrência deste padrão é uma demonstração de respeito às tradições do clube e algo evidenciado já nos primórdios dos estatutos são-paulinos.
Antes de mais nada, é fundamental explicar a origem do icônico uniforme tricolor. As listras na camisa são uma representação simbólica da união que resultou na criação do São Paulo, em 1930. A cor vermelha faz referência ao Club Athletico Paulistano e a cor preta a Associação Atlética das Palmeiras, ambos encerraram as atividades no final da década de 20. As duas agremiações deram origem ao São Paulo em 25 de janeiro de 1930, ativo até maio de 1935.
Este período da história tricolor é carinhosamente conhecido como “São Paulo da Floresta”. Desde 2017, o clube considera toda sua história, iniciada em 1930, com a união dos feitos do São Paulo da Floresta e do São Paulo atual.
Uniforme do São Paulo é símbolo de tradição
O uniforme clássico do São Paulo surgiu um mês após a fundação do clube, em 1930. De acordo com os primeiros estatutos, a denominação do clube, suas tricolores cores – preto, vermelho e branco -, e seu emblema são imutáveis. Ao longo dos anos, a padronização do uniforme foi inclusa no estatuto, se mantendo até os dias de hoje, determinando a criação precisa do uniforme número 1 e do uniforme número 2.
O uniforme número 1 é composto por camisas brancas, com três faixas horizontais à altura do peito – nas cores vermelha, branca e preta – cobertas inteiramente pelo emblema. As faixas vermelhas e pretas possuem 5 centímetros de largura e a branca, 2,5 centímetros. Além disso, esse uniforme também é composto por shorts brancos e meias brancas. Quando há impossibilidade determinada pela entidade organizadora do jogo, deve-se utilizar shorts e meias pretos ou vermelhos.
Qual é a composição do uniforme número 2 do São Paulo?
O uniforme número 2 é constituído por camisas com faixas verticais vermelhas, brancas e pretas alternadas, e com o emblema do clube na altura do coração. As faixas vermelhas e pretas medem 4,5 centímetros de largura e a faixa branca mede 1,5 centímetro. O restante do uniforme é composto por shorts e meias pretas, podendo ser substituídos por brancos ou vermelhos caso haja necessidade.
Além dos uniformes clássicos, há o uniforme número 3 do São Paulo que pode ser criado sem padronização pela diretoria, desde que represente algum momento marcante da história tricolor. O recém lançado uniforme possui algumas novidades em relação ao de 2021, como as listras da Adidas no ombro, que eram vermelhas, agora são pretas.
Além disso, alguns detalhes na gola homenageiam os títulos da Libertadores e do Mundial de 1992. As conquistas também são simbolizadas nas listras horizontais com um desenho especial dos países sul-americanos. A camisa ainda traz um emblema especial no lado inferior direito com o número 92.
O novo uniforme do Tricolor deve estrear na próxima quinta-feira (17), durante a partida contra o Inter de Limeira, válida pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Independente dos novos detalhes, o uniforme permanece como um símbolo respeitado e amado por milhares de torcedores, representando a união, a história e a tradição do clube ao longo dos anos.