A última rodada do Brasileirão foi dramática para o Botafogo. Após uma sequência de deslizes, o Glorioso viu sua liderança ameaçada. No entanto, as surpresas não pararam por aí. Neste contexto, surge uma grande expectativa: o Palmeiras, com seus 66 pontos, pôde emergir como o grande favorito ao título. Atlético-MG e Flamengo, com 63 pontos cada, deixam a rivalidade ainda mais acirrada.
Esta situação não é nenhuma novidade no futebol. Dramas semelhantes já foram vivenciados por times como Grêmio e São Paulo em edições passadas. Quem não se lembra da desvantagem de 11 pontos do São Paulo para o Grêmio na 33ª rodada do Campeonato de 2008, que acabou com o Tricolor na liderança? Para os fãs ansiosos, o enredo deste fim de semana está propenso para ser histórico. Com um simples tropeço do Botafogo, o Palmeiras poderá garantir o bicampeonato já no próximo domingo, dia 4.
Quais outras reviravoltas marcaram a história do Brasileirão?
As surpresas não são novas no Campeonato Brasileiro. Em 2008, o Grêmio liderava a maior parte do campeonato, até que tropeçou em casa e empatou com o Figueirense. Enquanto isso, o São Paulo venceu o Internacional por 3 a 0, assumindo a liderança e mantendo o topo até o final.
Outra surpresa histórica foi protagonizada pelo Palmeiras em 2009. Apesar de ter liderado grande parte do torneio, o Verdão só conseguiu somar cinco pontos nas últimas seis rodadas e acabou na quinta colocação, fora da Libertadores. Em contraposição, o Flamengo, que lutou contra o rebaixamento no mesmo ano, se recuperou no segundo turno e, de maneira heroica, foi campeão.
O São Paulo também teve um episódio marcante no Brasileirão 2020. O clube liderou o campeonato por 14 rodadas até encontrar problemas internos. Isso resultou em uma sequência de derrotas e a quarta colocação no final.
Em resposta à pergunta inicial, agora temos um panorama do que pode acontecer no Brasileirão 2023. Resta aos torcedores acompanharem a rodada do próximo domingo e verem se o Palmeiras será o grande campeão, ou se teremos mais uma reviravolta surpreendente no futebol brasileiro.