Nova moda do futebol: O que é exatamente uma SAF?

Todo fã ou seguidor do futebol certamente já ouviu falar na Sociedade Anônima do Futebol, mais conhecida como SAF. Mas o que realmente significa isso, e como essa mudança afeta o futebol brasileiro? Vale a pena entender mais sobre essa nova legislação e a forma como ela tem o potencial de transformar completamente o modo como os clubes de futebol operam no Brasil. Vamos explorar mais sobre esse tema.

A SAF é um tipo específico de empresa criada pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. Essa legislação incentiva que os clubes de futebol, que geralmente são estruturados como associações civis sem fins lucrativos, migrem para um formato empresarial. A ideia principal é fornecer um conjunto mais estruturado de normas de governança e meios de financiamento para o futebol profissional.

Com a SAF, os clubes podem ser fundados diretamente como empresas, podem ser convertidos de associações civis para empresas ou podem optar por dividir o seu departamento de futebol, transferindo todos os ativos relacionados à atividade futebolística para a nova empresa. O primeiro exemplo dessa mudança de estrutura ocorreu com o Botafogo, Cruzeiro e Vasco, com John Textor, Ronaldo e 777 Partners se tornando os primeiros proprietários de clubes de futebol no Brasil.

Quais são as vantagens da SAF?

Uma das grandes vantagens da SAF é que ela permitirá a venda parcial ou total dos clubes para novos proprietários, abrindo possibilidade para investidores que buscam entrar no mercado do futebol. Além disso, a SAF possui um regime tributário diferenciado e em substituição ao das associações civis. Essa medida ajuda a atrair mais investimentos, tornando o futebol brasileiro mais profissional e competitivo.

Resumindo, a Sociedade Anônima do Futebol, a SAF, não é apenas uma mudança na estrutura das equipes de futebol, mas sim uma revolução no futebol brasileiro. Essa nova legislação tem o potencial de profissionalizar ainda mais o nosso futebol, trazendo mais investimentos e tornando os clubes mais independentes e competitivos. Pode-se dizer que a SAF é um grande passo para o amadurecimento do futebol brasileiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.