Algo que ninguém estava esperando: Luxemburgo é do Flamengo
Afastado dos gramados após se aventurar na política, Vanderlei Luxemburgo não descarta voltar a assumir um clube de futebol no futuro. Ainda que tenha deixado seu legado em diversos planteis, o professor jamais escondeu torcer para o Flamengo. Aos 72 anos, o treinador pode interromper suas férias caso a diretoria rubro-negra o convide para orientar Arrascaeta e companhia.
Com uma bagagem extensa de equipes defendidas, Luxemburgo sempre manteve o profissionalismo à beira de campo. Na época em que foi contratado para assumir o comando técnico do Fluminense, em 2013, o professor abriu o jogo sobre sua infância ter sido tomada por idas e vinda aos estádios para acompanhar de perto as performances do clube da gávea.
“Todos nós temos um clube. Cansei de ir ao estádio torcer pelo Flamengo. Mas hoje sou profissional. O Flamengo é meu adversário, não meu inimigo. Não vejo nenhum problema, até porque o Abel Braga, identificado com o Fluminense, já trabalhou no Flamengo, Vasco e Botafogo. Eu não vou abrir mão de ser flamenguista”, disse ele.
Amor para além do Flamengo
A trajetória de Vanderlei Luxemburgo como treinador de futebol foi iniciada no ano de 1983, quando recebeu o convite para orientar o Campo Grande. De lá para cá, o professor contou com passagens por Seleção Brasileira, Real Madrid, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Santos, Athletico-PR, Sport, Al-Ittihad, Guarani, Bragantino e Ponte Preta.
Nesse ínterim, ergueu os seguintes títulos:
- Copa América (1999)
- Campeonato Brasileiro (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004)
- Copa do Brasil (2003)
- Série B (1989).