Palmeiras aumenta hegemonia e conquista mais um título do Campeonato Brasileiro
Ontem, o Palmeiras derrotou o Cruzeiro por 3 a 0 no Allianz Parque e se tornou campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20. O clube alcançou um tricampeonato inédito e se consolidou como o maior vencedor da história do torneio, desde que passou a ser organizado pela CBF em 2015.
Antes de sua criação oficial, a competição teve nove edições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol entre 2006 e 2014, com a aprovação da entidade. Atualmente, a confederação reconhece o Verdão como o maior campeão da competição.
Essa conquista reforça a posição do Palmeiras como referência nas categorias de base, resultado das mudanças e do investimento crescente no setor ao longo da última década. Além das vendas expressivas de jogadores formados na Academia, como Endrick para o Real Madrid e Estêvão para o Chelsea, os resultados em campo também têm sido positivos.
Não é à toa que o Verdão esteve presente em cinco das últimas sete finais do Campeonato Brasileiro Sub-20. O Alviverde conquistou o título em três ocasiões (2018, 2022 e 2024) e terminou como vice em 2019 e 2023.
Palmeiras vem recebendo propostas
O elenco vencedor conta com várias promessas e jogadores que despertam o interesse de clubes internacionais. O coordenador das categorias de base do Palmeiras, João Paulo Sampaio, confirmou que há propostas por algumas de suas principais joias, mas garantiu que o clube não tem a intenção de negociá-las neste momento.
“Tem muitos jogadores ali que já pularam essa etapa (do sub-20), né? Você vê (o zagueiro) Vítor Reis está ali no vestiário, mas já pulou essa etapa. (O atacante) Luighi já fez gol no profissional, (o zagueiro) Benedetti agora foi pra seleção… Tem outros jogadores ali. Recusamos já proposta por Riquelme Fillipi e outros. Thalys e Luighi tiveram propostas, Benedetti também. É bom dinheiro, mas não queremos”, disse João Paulo Sampaio.