Nesta data comemoramos o vigésimo terceiro aniversário de uma das maiores vitórias do futsal brasileiro. Em 16 de outubro de 1998, o Atlético-MG enfrentou o time russo Dínamo Moscou em casa e saiu vitorioso na primeira e única Copa Intercontinental que o clube conquistou. O “Mundial Interclubes” do futsal foi uma competição acirrada, realizada em três partidas no Luzhniki Hall, em Moscou.
Na época, o Atlético-MG colecionava sucessos, incluindo a LNF de 1997, sob o comando do renomado Manoel Tobias, eleito o melhor do mundo. A grama não foi tão verde na primeira partida, onde o Dínamo marcou 6 contra 5 do Galo. No entanto, os brasileiros não desistiram, retornaram resilientes e venceram a segunda partida por 4 a 0.
Como foi a decisão do título?
A final do torneio foi mais do que emocionante. A contagem começou com Euler, que inaugurou o placar para o Atlético-MG. Em seguida, Beily igualou para o Dínamo. No embalo do futebolês, Jorginho voltou a pôr o Galo na frente, porém, Eremenko igualou tudo de novo, levando a disputa para 2 a 2. O título começou a se concretizar fora de casa quando Manoel Tobias e Jorginho marcaram um após o outro. Verizhnikov ainda apertou o placar para os russos, mas não houve tempo para uma virada.
O Galo foi buscar o título em terras russas com uma escalação de peso: os goleiros Rogério, Digo e Renato; os fixos Índio, Euler, Piu e Véio; os alas Kelson, Manoel Tobias, Rosinha e Saad; e os pivôs Jorginho e Lincoln. Todos sob a batuta do técnico Miltinho.
Que outros times brasileiros foram campeões mundiais interclubes?
O Atlético-MG não foi o único brasileiro a se destacar neste campeonato. Outros clubes brasileiros também ostentam títulos mundiais interclubes, tais como: Carlos Barbosa (tricampeão), Sorocaba (bicampeão), Internacional-RS, Canoas-RS e Atlântico Erechim-RS. Essa celebração não apenas reverencia a importante vitória do Atlético-MG, como também destaca o brilho do futsal brasileiro no cenário mundial.
As informações foram gentilmente cedidas pelo site da Federação Mineira de Futsal. Este dia marca um grande momento para o esporte brasileiro. Celebrar o 23º aniversário da vitória do Atlético-MG na Copa Intercontinental é mais do que lembrar de um triunfo.
É reconhecer o impacto duradouro que a conquista teve sobre o esporte e como ela inspirou gerações de jogadores a competirem no mais alto nível do futsal. Lembramos com carinho daqueles dias e esperamos que inspire ainda mais o futsal brasileiro no futuro.