Com os representantes brasileiros já definidos, a edição de 2024 da Copa Sul-Americana contará com um número significativo de campeões da Libertadores. Até o momento, com a participação confirmada de Boca Juniors, Olímpia, Cruzeiro, Internacional, Corinthians e Racing, o torneio reunirá seis vencedores e um total de 15 títulos da principal competição continental.
Lembrando que o Furacão é o único brasileiro bicampeão da competição, já despontando como um dos favoritos a levantar a taça.
O Boca Juniors, segundo maior campeão da Libertadores com seis conquistas, não participará da competição, estando confirmado na Sul-Americana do próximo ano. O restante do grupo é composto por Olímpia (3 títulos), Cruzeiro (2 títulos), Internacional (2 títulos), Corinthians (1 título) e Racing (1 título).
O número de títulos pode aumentar caso o Estudiantes perca a final da Copa da Argentina na próxima quarta-feira. Em caso de derrota, a equipe de La Plata se juntará à Sul-Americana, elevando o total de conquistas para 19, visto que os argentinos venceram a Libertadores em 1968, 1969, 1970 e 2009.
No total, a Conmebol distribuirá 44 vagas através de competições nacionais. Brasileiros e argentinos terão entrada direta na fase de grupos, enquanto os demais disputarão a fase preliminar.
Clubes garantidos
Os clubes brasileiros já garantidos na Sul-Americana 2024 são: Athletico Paranaense (8º), Internacional (9º), Fortaleza (10º), Cuiabá (12º), Corinthians (13º) e Cruzeiro (14º), todos assegurados via Campeonato Brasileiro.
Na fase de grupos, o torneio receberá os quatro times eliminados na terceira fase da Pré-Libertadores. Posteriormente, os oito terceiros colocados da fase de grupos entrarão nos playoffs da Sul-Americana. Ao todo, serão 56 participantes.
Lista de clubes já garantidos na Sul-Americana 2024:
Brasil — Athletico Paranaense, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro
Argentina — Boca Juniors, Racing, Lanús e Belgrano
Paraguai — Guaraní, Olímpia, Sportivo Ameliano e Sportivo Luqueño
Bolívia — Nacional Potosí e Real Tomayapo
Colômbia — Alianza Petrolera, América de Cali e Tolima
Equador — Delfín, Universidad Católica, Técnico Universitario e Deportivo Cuenca
Peru — Sport Huancayo, ADT, Deportivo Garcilaso e Universidad César Vallejo
Uruguai — Montevideo Wanderers, Racing, Cerro Largo, Danubio
Venezuela — Carabobo, Deportivo La Guaira, Metropolitanos e Rayo Zuliano
Comentários estão fechados.