Com passagem pelo comando do Furacão durante os anos de 2021 e 2022, além de ter sido jogador do clube por um tempo considerável, Alberto Valentim está marcado na história do clube. Quando era atleta, ele foi importante para a campanha do clube em torneios como a Seletiva para Libertadores, promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para definir quem iria participar da maior competição continental da América do Sul.
Como treinador essa passagem não foi tão brilhante assim. Tendo sido demitido ainda no inicio de 2022, após levar 4 a 0 do São Paulo, a sua chegada foi um pouco diferente do fim. Curiosamente, quando foi contratado em 2021, Valentim tinha a missão de comandar o clube paranaense no principal jogo da temporada, a final da Copa Sul-Americana. Inclusive, ele considera como o “dia mais feliz da carreira”.
No dia 20 de novembro de 2021, o Athletico Paranaense entrou em campo para repetir um feito conquistado em 2018, o título da Copa Sul-Americana. Curiosamente essa foi a única partida de Alberto Valentim no comando do clube nesta competição. Com gol do meia Nikão, o clube paranaense levantou o segundo título continental da sua história.
Quantos times ele passou?
O trabalho curto de 2023 pelo Atlético-GO representou o décimo clube na trajetória de Alberto Valentim como treinador. Ele acumula experiências anteriores em times como Red Bull Brasil, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Avaí, Cuiabá, Athletico-PR, CSA e Pyramids do Egito.
Em seu histórico, destacam-se conquistas como o título do Campeonato Carioca em 2018, pelo Botafogo, a CONMEBOL Sul-Americana em 2021, pelo Athletico-PR, e o Campeonato Mato-Grossense, pelo Cuiabá, também em 2021.
Destacando a passagem do Furacão com muito carinho. Em entrevista coletiva após a conquista, o técnico Alberto Valentim revelou que era um sonho seu retornar para o clube e ser campeão. Ainda ele afirma que aquele seria o dia mais feliz de sua carreira. “Sempre falei que tinha um sonho em voltar como treinador e ser campeão aqui. Tive uma passagem muito legal como atleta. É o dia mais feliz da minha carreira”, afirmou o treinador.
Comentários estão fechados.