Nos últimos anos o Athletico não tem utilizado suas equipes principais em competiçõs consideradas menos relevantes. Por exemplo, no Campeonato Paranaense, o time sub-20 é o responsável por disputar as primeiras partidas e na fase final o elenco principal é utilizado. Essa tática é importante até mesmo para uma melhor preparação física, visando as competições futuras.
E nos clássicos do estado do Paraná, em alguns momentos o clube chegou a precisar utilizar os seus jovens para os principais confrontos contra Paraná e Coritiba. E poucos conseguiram sair vitoriosos. Por isso é considerado um grande tabu. A primeira vez que isso aconteceu foi na final da Copa Sesquicentenário, realizada em 2003, onde a final foi um Atletiba. Enquanto o Coxa utilizava o time profissional, o Furacão utilizou um time alternatico e saiu vitorioso.
Relembre as vezes que o Athletico venceu o Coritiba com times jovens
Dois anos após esse feito, o Athletico Paranaense estava voltado para jogar as finais da Libertadores. Com isso, o time decidiu utilizar no clássico Atletiba o seu time reserva. Isso foi suficiente para conseguir a vitória por 1 a 0. Porém, na final da competição continental foi diferente, o time principal foi derrotado e saiu com o vice-campeonato.
A próxima vez que o Athletico conseguiu vencer o Coritiba com uma equipe alternativa foi em abril de 2013. No clássico, o time jovem saiu vitorioso pelo placar de 3 a 0. Essa foi a maior vitória de uma escalação alternativa em um clássico envolvendo as duas equipes.
Comentários estão fechados.