O Athletico Paranaense, ou popularmente conhecido como Furacão, é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro e ainda é, indiscutivelmente, o maior time do seu estado. Fundado em 26 de março de 1924 por um grupo de jovens, o clube era voltado para o atletismo em seu início. No entanto, em pouco tempo, adicionou o futebol em meio a suas modalidades.
Inclusive, o primeiro jogo que a equipe realizou ocorreu no dia 6 de Abril de 1924. Na oportunidade, foi disputado um amistoso diante do Universal FC e o Rubro-Negro venceu pelo placar de 4 x 2, com gols de Marreco, Primo e Mauro no 1° Tempo, e Mallello na etapa complementar.
História do Athletico
Anos depois, na década de 50, o Furacão começou a conquistar títulos relevantes no campo. Em 1958, o clube conquistou seu primeiro título estadual, o Campeonato Paranaense. Nas décadas seguintes, o Furacão consolidou sua presença no cenário nacional e internacional.
A temporada de 2001, por exemplo, ficou gravada na memória dos atleticanos como o ano em que o clube conquistou o Campeonato Brasileiro, um feito histórico e inesquecível para a torcida. Além do Brasileirão, o Athletico Paranaense conquistou múltiplos títulos estaduais, a Copa do Brasil em 2019 e a Copa Sul-Americana em 2018 e 2021.
Em boa parte da sua história, o Furacão teve, ao seu lado, uma grande força: a Arena da Baixada. O estádio, construído em 1999, tornou-se um símbolo de orgulho para os torcedores e uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, disputada em solo brasileiro.
Comentários estão fechados.