O Palmeiras, reconhecido por seu grande investimento na categoria de base, nem sempre teve sucesso na transição de jovens talentos para o time profissional. Muitas promessas não conseguiram corresponder às expectativas após deixarem as categorias inferiores do clube alviverde. O site Torcedores.com relembrou alguns desses atletas.
Entre os jogadores que não conseguiram se firmar estão Thiago Gentil, atacante que passou pelo Verdão entre 2001 e 2005 e teve passagens por outros clubes brasileiros e europeus. Joãozinho, que desistiu da carreira aos 22 anos após ser emprestado para outros times. Ramos, meia que não alcançou o sucesso esperado, e Vinícius, atacante que teve passagens por diversos clubes, mas ainda não conseguiu ter destaque.
Outros casos incluem Magrão, centroavante que marcou história em um clássico contra o Corinthians, mas não teve destaque posteriormente. João Denoni, volante que sofreu com lesões e perdeu espaço no Verdão. Bruno Dybal, meio-campista que não correspondeu às expectativas, e Patrick Vieira, meia-atacante que teve poucas oportunidades no elenco principal.
Também há Caio Mancha, que não conseguiu aproveitar as chances como centroavante no Palmeiras, e Gabriel Silva, lateral-esquerdo que teve passagem pelo time profissional antes de ser vendido para o futebol europeu.
Base do Palmeiras é reconhecida mundialmente
Esses casos mostram que, apesar da excelência da base, nem todos os jovens conseguem se destacar no cenário profissional do futebol. Porém, outros craques, vindos da categoria de base do Palmeiras, conseguiram se destacar. Entre alguns nomes estão, Gabriel Jesus, Endrick, o goleiro Marcos, Vagner Love e Danilo.