O duelo de logo mais entre São Paulo e Fluminense, a partir das 20h (de Brasília) no MorumBIS, vai colocar frente a frente dois argentinos. Velhos conhecidos, o atacante Germán Cano e o técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, se encontraram nos primeiros anos de carreira do artilheiro dos cariocas. Inclusive, Cano tem muito a agradecer ao treinador do São Paulo pela carreira que tem hoje.
Isso porque o atacante de 36 anos iniciou sua carreira no Lanús, equipe argentina onde foi revelado. Zubeldía havia encerrado sua carreira como jogador de forma precoce, aos 27 anos, devido às lesões que afetaram sua carreira. Então, ele começou a trabalhar como treinador da base da equipe argentina. Até que, em 2008, ele iniciou sua carreira como técnico profissional justamente no Lanús, em 2008.
Mas antes de subir ao profissional, Cano trabalhou na base do Lanús sob comando de Zubeldía. E o argentino já demonstrava faro de artilheiro, tanto que foi um dos goleadores da equipe na base. Subiu ao profissional naquele ano, mas não conseguiu ter tantas oportunidades mesmo já sendo treinado por Zubeldía.
Cano teve concorrência pesada no time titular de Zubeldía naquela época
Apesar de ser um jogador da confiança de Zubeldía na época, Cano não conseguiu ter uma sequência de jogos e o motivo é bem específico. Acontece que, naquele tempo, o titular absoluto da posição era José Sand, que apesar de jovem na época, se firmou como um dos goleadores da equipe. Tanto que na sua primeira passagem no Lanús – entre 2007 e 2009 – ele anotou 59 gols em 84 jogos.
“O Cano sempre rendeu bem na base, fez uma boa quantidade de gols, e se sabia que iria chegar (a disputar) a primeira divisão. Quando Cano subiu ao time principal, Pepe Sand estava no elenco, é o maior artilheiro da história do Lanús. (Cano) não conseguiu ter muita continuidade, o Lanús o emprestou a alguns clubes”, explicou o jornalista Mariano Antico ao portal ‘GE’.
Por fim, Cano se destacou no Independiente Medellín (Colômbia), até que chegou ao Vasco em 2020. Deixou o time cruzmaltino no final do ano seguinte e joga no Fluminense desde 2022.