Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, é conhecido pelo seu comportamento irreverente na área técnica da sua equipe. Tanto é que o português, vez ou outra, é advertido com cartões pela arbitragem por conta das suas reclamações as vezes fora do tom. Entretanto, Abel ganhou um concorrente a altura desde que Luis Zubeldía assinou com o São Paulo para comandar a equipe na atual temporada.
Recentemente, na vitória do Tricolor Paulista pelo placar de 1×0 contra o Grêmio, o argentino foi novamente advertido pelo árbitro da partida. Gustavo Ervino Bauermann deu um cartão amarelo a Zubeldía por conta das sucessivas reclamações do argentino na partida. Isso fez com que Zubeldía – acredite ou não – ultrapassasse Abel Ferreira no número de cartões no Campeonato Brasileiro.
De acordo com dados do “Espião Estatístico”, do ‘GE’, Zubeldía recebeu seis cartões amarelos e um vermelho até o momento no Campeonato. Depois de cumprir suspensão automática por três cartões amarelos contra o Bahia, ele voltou, mas foi expulso diante o Athletico-PR. Desta forma, o argentino acompanhou a vitória contra o RB Bragantino longe da área técnica.
Técnicos estrangeiros dominam ranking onde Zubeldía é líder
Com sete cartões, Zubeldía lidera o ranking de advertências, a frente de Abel Ferreira, com cinco. Os estrangeiros, inclusive, são maioria entre os treinadores com maior número de advertências por cartão. Além dos técnicos de São Paulo e Palmeiras, António Oliveira (ex-Corinthians) e Petit (Cuiabá), ambos portugueses, aparecem entre os mais advertidos, com quatro e três cartões, respectivamente.
Mas vale ressaltar que também tem treinadores brasileiros entre os mais advertidos na competição. Fernando Diniz, que até pouco tempo era comandante do Fluminense, deixou a equipe com a marca de quatro cartões. Já Tite, do rival Flamengo, tem três cartões.
Vale ressaltar que Zubeldía entra em campo neste domingo (21), contra o Juventude, ameaçado. Isso porque ele tem dois cartões amarelos e está pendurado. Caso o argentino receba uma nova advertência, ficará de fora do duelo importante na sequência da competição, que é na próxima quarta-feira contra o Botafogo, no MorumBIS.