Guilherme Arana, destaque do Atlético-MG nesta temporada, recebeu a convocação do técnico Dorival Júnior para integrar a Seleção Brasileira durante a Copa América, anunciada na última sexta-feira (10). Com o Campeonato Brasileiro não sendo suspenso durante o torneio, o jogador ficará fora do time por um período específico.
O camisa 13 se juntará ao Brasil no dia 30 de maio. Antes do início da competição, a equipe enfrentará dois amistosos, contra México e Estados Unidos, nos dias 8 e 12 de junho, respectivamente.
Entre a data de apresentação e a final da Copa América, há um intervalo de 40 dias, que representa o tempo máximo que Arana poderá ficar fora do Galo. Durante esse período, ele estará ausente apenas dos jogos do Campeonato Brasileiro, uma vez que não haverá partidas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.
Considerando que a Seleção Brasileira avance além da fase de grupos, o lateral-esquerdo perderá no mínimo seis rodadas, abrangendo da 13ª até a 18ª. No entanto, se a equipe avançar para fases posteriores, ele poderá ficar de fora de até nove jogos do Atlético-MG, estendendo-se da 13ª até a 21ª rodada.
Atlético-MG com problemas
Com a lesão de Rubens, o reserva imediato de Arana, o Atlético-MG enfrenta uma situação delicada. O jogador sofreu uma séria entorse no joelho esquerdo e não há previsão de retorno.
Se a cirurgia for necessária, é provável que ele só retorne aos gramados no próximo ano. Com essa ausência, Milito terá que encontrar alternativas, seja improvisando algum jogador na ala-esquerda ou promovendo um atleta da base que possa desempenhar essa função.
No jogo contra o Cuiabá, válido pela quarta rodada do Brasileirão e realizado na Arena Pantanal, Arana recebeu um descanso, sendo a única vez em que o técnico optou por não escalá-lo como titular. Nessa partida, Scarpa entrou em seu lugar.