Há exatamente um ano, o São Paulo fazia a sua estreia na Copa do Brasil 2023. Em um jogo difícil contra o Ituano, o Tricolor Paulista encontrava-se preso na retranca da equipe do interior, até que um herói improvável entrou em ação. E ele resolveu a parada de forma bem rápida, diga-se de passagem.
Wellington Rato desembarcava em São Paulo no início daquele ano depois de ter se destacado com a camisa do Atlético-GO. E naquele 25 de abril, o meia começava a partida no banco de reservas, até que foi acionado por Dorival Júnior, que estava iniciando sua passagem com a camisa do Tricolor Paulista. O atual treinador da Seleção Brasileira colocou o meia aos 16 minutos do segundo tempo, no lugar de Gabriel Neves.
A estrela de Rato brilhou. Isso porque, apenas dois minutos depois de entrar no jogo, ele deu um drible desconcertante passando por dois adversários. Assim, ele teve condições de chute e finalizou de fora da área, marcando o único gol do São Paulo naquela partida. Mal sabia o meia que aquele gol seria importantíssimo. Afinal de contas, ali começaria a caminhada do São Paulo rumo ao inédito título da Copa do Brasil.
Rato herói e mais: desempenho do São Paulo na Copa do Brasil
O São Paulo conseguiu aquela vaga de forma suada, já que havia empatado o primeiro jogo em casa pelo placar de 0x0. Nas oitavas de final, o Tricolor Paulista também encarou muita dificuldade. Isso porque, após vencer o Sport por 2×0 jogando em Pernambuco, a equipe paulista foi surpreendida no Morumbi com uma vitória por 3×1 dos pernambucanos. O Tricolor avançou após vencer por 5×3 nos pênaltis.
Então, o São Paulo avançou para as quartas e derrotou o Palmeiras duas vezes, somando 3×1 no agregado. Já nas semifinais, outro clássico paulista, dessa vez diante do Corinthians. A equipe de Parque São Jorge venceu o primeiro duelo por 2×1, mas o São Paulo conseguiu reverter o resultado jogando em casa e carimbando seu passaporte para a final diante do Flamengo.
E o resto, todo mundo já sabe: vitória por 1×0 em pleno Maracanã e um empate suado em 1×1 em casa, que deu o título da Copa do Brasil para o São Paulo.