O argentino Luis Zubeldía estará a frente do São Paulo pela primeira vez na próxima quinta-feira (25), quando o Tricolor Paulista visita o Barcelona do Equador, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Aos 43 anos, ele será o comandante do Soberano no decorrer da temporada, substituindo o demitido Thiago Carpini.
O São Paulo estava em busca de um nome estrangeiro para comandar a equipe e viu em Zubeldía o nome ideal para a função. Entretanto, vale destacar que o argentino não teve muitas conquistas em sua carreira como treinador. Apesar de já trabalhar na função há 16 anos, Zubeldía tem apenas dois títulos conquistados.
Apesar de ter treinado equipes como Cerro Porteño (Paraguai), Racing (Argentina) e Barcelona (Equador), Zubeldía levantou suas duas únicas taças apenas no ano passado, quando era o treinador da LDU, do Equador. O argentino foi o responsável por tirar a Copa Sul-Americana do Fortaleza, na disputa por pênaltis que acabou em 4×3 para os equatorianos. Além disso, Zubeldía conquistou a Série A com a LDU.
Zubeldía quase acertou com o São Paulo
Vale ressaltar que a chegada de Zubeldía ao Tricolor Paulista poderia ter se antecipado. Isso porque o argentino foi alvo do São Paulo logo no início deste ano, quando Dorival Júnior aceitou o convite para assumir a Seleção Brasileira. Já desempregado após passagem pela LDU, Zubeldía recebeu uma ligação da diretoria Tricolor, que demonstrou interesse em sua contratação.
Entretanto, o argentino não teria demonstrado tanto interesse em comandar o Tricolor Paulista, como havia dito Muricy Ramalho em participação no ‘Domingou com Benja’. O atual coordenador técnico do São Paulo alegou que Zubeldía queria adiar as conversas com o Tricolor, fato que deixou os diretores irritados e que fez com que o São Paulo desistisse de seguir nas negociações.