Vivendo um momento brilhante com o Vasco da Gama, o meio-campista Dimitri Payet voltou a sonhar em vestir a camisa da França. Destacando-se no futebol brasileiro em 2024, ele expressou seu desejo de atuar pelos Bleus nos Jogos Olímpicos de Paris.
Payet nunca jogou pela seleção nas Olimpíadas, mas já teve a experiência de disputar uma competição em casa ao participar da Eurocopa de 2016, onde perdeu a final para Portugal. Em entrevista ao “L’Équipe”, o meia do Vasco deixou um recado para a Federação Francesa de Futebol (FFF).
“Eu estou à disposição da França. Sei o que é jogar uma Eurocopa no meu país, e foi extraordinário. Por outro lado, ainda não sei o que é competir em Olimpíadas. Como francês, eu adoraria ter essa experiência. Estou à disposição da seleção francesa, seja ela qual for. Veremos.”
Marcou história
Payet atuou pela seleção principal da França em 38 ocasiões, registrando bons números: oito gols e nove assistências. Sua última partida foi no empate em 2 a 2 contra a Islândia, em outubro de 2018.
A disputa para ser um dos jogadores coringa – cada seleção pode convocar apenas três atletas com mais de 23 anos – será acirrada. Varane, Griezmann e Mbappé, campeões mundiais em 2018, também manifestaram interesse em participar dos Jogos de Paris. A decisão ficará a cargo do técnico Thierry Henry, ex-jogador e segundo maior artilheiro da história dos Bleus.
Tendo estreado pelos “Les Bleus” aos 23 anos, ainda sob o comdando de Laurent Blanc em 2010 pela Eliminatórias para a Eurocopa 2012. O craque atuou como titular na Eurocopa de 2016, jogando 7 jogos com 3 gols e 2 duas assistências.