Neste domingo, 26, o América do México sagrou-se bicampeão da Liga Mexicana. O título veio após a equipe vencer o Cruz Azul por 1×0 no jogo de volta da grande final da competição. As duas equipes haviam empatado no primeiro jogo pelo placar de 1×1. Com a vitória em casa com gol de pênalti do atacante Henri Martín, o América se sagrou campeão.
Detalhe que a equipe mexicana é comandada pelo treinador brasileiro André Jardine, que teve passagem pelo São Paulo. Jardine chegou ao time mexicano em 2023 e já havia conquistado o Torneio Apertura, fazendo com que a equipe voltasse a levantar um troféu depois de cinco anos sem comemorar títulos. Com os dois títulos na mesma temporada, o América sagrou-se como o Campeão dos Campeões, algo que a equipe não conseguia há 35 anos.
Passagem de Jardine pelo São Paulo
O profissional de 44 anos trabalhou nos rivais Internacional e Grêmio antes de desembarcar na capital paulista para iniciar sua passagem no São Paulo. Entretanto, Jardine começou trabalhando nas categorias de base do Tricolor Paulista, cargo que ocupou até 2018. Nesse período, ele chegou a trabalhar também como técnico interino do São Paulo, entre uma troca e outra de comandante.
Mas Jardine recebeu sua grande oportunidade no São Paulo em 2019, quando a equipe confiou a ele o cargo de treinador principal após a demissão do uruguaio Diego Aguirre. Entretanto, sua passagem como treinador principal não foi do jeito que Jardine esperava, já que ele chegou em novembro de 2018 e saiu em fevereiro do ano seguinte.
A razão da demissão foi a eliminação precoce do São Paulo na Copa Libertadores daquele ano. Naquela ocasião, o Tricolor perdeu para o Talleres, atual adversário da equipe na mesma competição. Ao todo, Jardine teve 39 partidas a frente do São Paulo, com 12 vitórias, 10 empates e 17 derrotas.