Treinador do Uruguai usa São Paulo de exemplo e critica saída de jovens estrelas para a Europa

Na noite do último sábado (06), a Seleção Brasileira entrou em campo pelo duelo de quartas de final da Copa América 2024. Os comandados de Dorival Júnior enfrentaram o Uruguai em Las Vegas e foram eliminados nos pênaltis.

Antes da partida, o treinador da Seleção Uruguaia criticou a saída de jovens jogadores sul-americanos para a Europa. Durante sua fala, Marcelo Bielsa usou o São Paulo de 1992 como exemplo para construir sua linha de raciocínio.

“Você recorda a formação do São Paulo? Com um treinador monumental e uma formação de todos jogadores de seleção brasileira, todos jogando no futebol local. Vejam o que passou com o pobre futebol sul-americano. Lá jogava Raí, Antonio Carlos, Ronaldo, Cafú, Pintado, Muller, todos jogadores “europeus”, mas antes de irem à Europa jogaram duas finais de Copa Libertadores. O que aconteceu com o futebol? Com o futebol, que é propriedade popular essencialmente… Por que? Os pobres têm muita pouca capacidade de acesso à felicidade porque não dispõem de dinheiro para comprar felicidade. O futebol, como é gratuito, é de origem popular”, disse Bielsa, que completou:

“Esse futebol, que era uma das poucas coisas que os mais pobres mantinham, já não tem mais, porque aos 17 anos Endricks vão, o “winger de Palmeiras” (Estevão)… que lástima que eu tenha que dizer hoje algo que só vai me trazer críticas”, desabafou o técnico argentino do Uruguai.

Uruguai enfrenta a Colômbia

Após eliminar a Seleção Brasileira, a Celeste foca suas atenções para a semifinal. O Uruguai enfrenta a Colômbia, que é a última equipe viva a contar com um jogador do São Paulo nessa edição de Copa América (James Rodríguez), na quarta-feira (10), às 21h (horário de Brasília).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.