Treinador argentino surpreende até compatriotas e se entrega ao futebol brasileiro
Por mais um ano a final da Copa Libertadores será entre clubes brasileiros: Atlético e Botafogo se enfrentam no dia 30 de novembro, no Monumental, na Argentina. O técnico do Galo, Gabriel Milito, elogiou a força dos times do Campeonato Brasileiro, destacando que a liga é a mais competitiva da América do Sul.
O “hermano” também acredita que não há nenhuma liga no mundo com tantos clubes de alto nível. Ele destacou que até as principais ligas de futebol, como as da Inglaterra e da Espanha, ficam atrás do Brasil nesse aspecto.
“O futebol brasileiro é o futebol mais competitivo de toda a América para mim, porque não há dois, três, quatro equipes fortes, mas 10, 12 equipes muito boas. Isso faz com que a liga seja muito competitiva. Isso não passa em lugar nenhum, diria que no mundo, porque se vai à Inglaterra tem cinco ou seis equipes fortes, se vai à Espanha são três ou quatro, mas no Brasileiro são 10 com muita história, com maiores orçamentos do que no futebol argentino, por exemplo”, disse Milito.
Gringos “invadem” futebol brasileiro
Com Gabriel Milito, argentino, no comando do Atlético, e Artur Jorge, português, liderando o Botafogo, esta será a quarta vez que um clube do futebol brasileiro conquista o título da Libertadores sob a direção de um treinador estrangeiro. Até 2019, nenhum técnico lusitano havia vencido a competição.
O primeiro a alcançar esse feito foi Jorge Jesus, que conquistou o título com o Flamengo ao derrotar o River Plate-ARG na primeira final única da competição, realizada em Lima, no Peru. Em 2020 e 2021, Abel Ferreira liderou o Palmeiras na conquista dos títulos, diante do Santos e Flamengo, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Montevidéu, no Uruguai.