Nos últimos anos, o São Paulo conseguiu atingir uma marca impressionante de lucros envolvendo venda de ingressos, patrocínios e outros tipos de renda. Para se ter uma ideia, de 2020 até este ano, a equipe alcançou um aumento das receitas de mais de R$ 200 milhões. Em 2020, o Tricolor Paulista arrecadou o valor bruto de R$ 415,6 milhões, ao passo de que em 2023, foram cerca de R$ 680,8 milhões.
Todos esses valores foram detalhados no Balanço Financeiro do Tricolor Paulista. A torcida do São Paulo é uma das grandes responsáveis pelo aumento nas receitas da equipe. Isso porque, de acordo com dados divulgados pela equipe, o sócio-torcedor arrecadou o equivalente a R$ 20,5 milhões no ano passado. Até o momento, segundo o site do Tricolor, são 54.163 sócios ativos, ou seja, com os pagamentos em dia.
Além do torcedor, confira outros fatores que ajudam no lucro do São Paulo
O programa de sócio-torcedor do São Paulo tem sua fatia nos lucros da equipe, mas vale ressaltar que não é o único responsável pelo crescimento do valor. Para se ter uma ideia, são quatro patrocinadores ativos no uniforme da equipe, que dão um lucro superior a R$ 76 milhões. A Superbet, dona da maior cota de patrocínio, paga R$ 52 milhões por ano.
Tal valor faz do patrocínio o terceiro maior do futebol brasileiro. A união da Superbet com o São Paulo perde apenas para os patrocínios de Flamengo (Pixbet – R$ 105 milhões) e Palmeiras (Crefisa – R$ 81 milhões).
Mas além disso, deve-se levar em conta também que o São Paulo vendeu os ‘naming rights’ do Morumbi para a empresa Mondelez. Responsável pela produção de chocolates como o ‘BIS’, a empresa pagará R$ 25 milhões ao São Paulo nos próximos três anos, para que o estádio possa ser chamado de ‘MorumBIS’.