Lamentavelmente, o futebol presencia mais um ato racista. Na partida desta quarta-feira (3) entre o San Lorenzo e o Palmeiras na Copa Libertadores, uma torcedora da equipe argentina foi flagrada imitando um macaco em direção à torcida do alviverde. O momento foi registrado logo após o gol do lateral-esquerdo Piquerez, em cobrança de falta.
Um torcedor do Palmeiras, que acompanhava a partida no estádio, gravou a festa da torcida quando o lateral-esquerdo empatou a partida. Até que ele virou a câmera para os torcedores do San Lorenzo e registrou a torcedora praticando gestos racistas. O Palmeiras afirmou para o portal ‘GE’ que acionou o departamento jurídico e que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.
A partida, realizada no estádio Nuevo Gasómetro, terminou empatada pelo placar de 1×1. Antes do gol do uruguaio do Palmeiras, o San Lorenzo havia aberto o placar aos 20 minutos do primeiro tempo com o zagueiro Romaña. Vale ressaltar que o Palmeiras entrou em campo com grande parte dos seus reservas, já que preserva os titulares para a final do Campeonato Paulista. O jogo de volta acontecerá neste domingo (7), no Allianz Parque, e o Palmeiras precisa reverter o placar de 1×0 conquistado pelo Peixe.
Palmeiras e São Paulo foram vítimas de racismo da mesma torcida
Apesar de ser considerado crime, essa não é a primeira vez que torcedores do San Lorenzo apresentam comportamentos racistas diante torcedores brasileiros. No ano passado, os torcedores Matias Ezequiel Ramirez e David Emanuel Brito imitaram um macaco em direção aos torcedores do São Paulo em pleno MorumBIS. Logo após, eles foram retirados das arquibancadas pela Polícia Militar.
Além disso, eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, onde responderam pelos seus atos. As duas equipes se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa Sul Americana. Na ocasião, o Tricolor Paulista acabou se saindo vencedor no mata-mata. Entretanto, o São Paulo foi eliminado na fase seguinte para a LDU.