Torcedor do São Paulo, Abilio Diniz morre aos 87 anos
O empresário Abílio Diniz faleceu neste domingo (18) aos 87 anos, em São Paulo, devido a complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonite. Junto com seu pai, ele fundou o grupo Pão de Açúcar e liderou uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Abilio Diniz era um torcedor ilustre do Tricolor Paulista.
Diniz esteve internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, por um mês antes de seu falecimento. Ele deixa cinco filhos, sua esposa, netos e bisnetos.
O velório de Abílio Diniz será aberto ao público na segunda-feira (19), das 11h às 15h, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, conforme informado pela família em comunicado.
Conheça a trajetória do empresário
Nascido em dezembro de 1936 no bairro do Paraíso, na Zona Sul de São Paulo, filho de Valentim e Floripes, Abilio Diniz foi o primogênito de uma família de origem portuguesa. A trajetória empresarial começou quando ele auxiliou seu pai na inauguração de uma doceria chamada Pão de Açúcar em 1948, dando início à construção do império que homenageava o cartão-postal do Rio de Janeiro.
Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Diniz optou por continuar os negócios da família em vez de se especializar nos Estados Unidos. Em 1959, abriram a primeira loja do Pão de Açúcar, localizada na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no coração de São Paulo. Nos anos 1960, já contavam com mais de 60 lojas em 17 cidades.
Em 1971, Diniz inaugurou o Jumbo, o primeiro hipermercado do Brasil. Ao longo dos anos, expandiu os negócios, enfrentando crises e desafios. Em 1987, durante uma crise econômica, vendeu a sede do Pão de Açúcar e retornou ao prédio original. Dois anos depois, foi sequestrado e passou uma semana em cativeiro.
Após superar os desafios, Diniz profissionalizou a gestão do grupo, abriu o capital do Pão de Açúcar em 1995 e atraiu investidores internacionais, como o grupo francês Casino. Mais tarde, deixou o comando do grupo em 2013 e continuou sua carreira em outras empresas, como a BRF e investimentos no Carrefour.
Abílio Diniz nutria paixão pelo esporte
Apaixonado por esportes, Abilio Diniz era tricampeão brasileiro de motonáutica e defendia uma vida saudável. Casado duas vezes e pai de seis filhos, enfrentou a perda de um deles em 2022. “Mais do que pai e filho, éramos quase irmãos, dois grandes amigos.”, escreveu após a morte de seu filho João Paulo.
Com sua visão empreendedora e determinação, Abilio Diniz deixou um legado significativo no mundo dos negócios, sendo reconhecido como um dos mais importantes empresários do Brasil.