Thiago Carpini deixa Juventude para assumir São Paulo
Thiago Carpini se despediu do Juventude na tarde desta quinta-feira para assumir o comando técnico do São Paulo, onde terá a missão de substituir Dorival Júnior. O treinador de 39 anos, que comandará o Tricolor na Libertadores deste ano, falou sobre sua passagem em Caxias do Sul e os próximos desafios em sua carreira ao deixar o CT do clube gaúcho.
“Acho que a chegada e o ultimo jogo em Fortaleza foram cenas que não saem da minha cabeça. No primeiro dia aqui, muita desconfiança de todos, desconfiança interna das pessoas, dos atletas carentes, precisando de uma palavra amiga. e o acesso. O 2023 foi maravilhoso para nós. Vamos esperar em 2024, mudanças de rotas, de planos, mas feliz de ser lembrado por um gigante”, disse o treinador.
Carpini buscou o acesso para a Série A com o Juventude, após uma campanha de recuperação. Antes disso, destacou-se na campanha do vice-campeonato paulista com o Água Santa. O São Paulo desembolsará cerca de R$ 1 milhão para pagar a multa rescisória de Carpini com o Juventude, e o treinador assinará contrato por uma temporada com o time paulista.
Esta será a primeira oportunidade de Carpini em um clube da Série A. Além do estadual, terá pela frente o Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, campeão brasileiro em 2023. A previsão é que o treinador chegue ao São Paulo, assine contrato e seja acompanhado pelos auxiliares Caio Gilli e Estephano Djian na sexta-feira.
“Espero que possa ter capacidade, entendimento e humildade para chegar e ficar, não só passar pela Libertadores. O mais dificil agora é me preparar para me manter (nesse nível)”, afirmou Carpini.
Carpini foi considerado a opção mais viável em comparação a outros nomes entrevistados. Enquanto Carpini assume o São Paulo, o Juventude busca rapidamente um novo técnico para a temporada de 2024. O início do Campeonato Gaúcho está marcado para 20 de fevereiro, com a estreia do Alviverde contra o Santa Cruz, fora de casa.