Textor recebe péssima notícia e ficará sem clube que tanto quis ter
Um dos maiores desejos de John Textor, acionista da SAF do Botafogo, era sacramentar a compra do Everton, clube que disputa a Premier League. No entanto, o estadunidense viu seus planos ruírem nesta segunda-feira (23), ao tomar conhecimento de que o conglomerado Friedkin Group adquiriu participação majoritária da instituição inglesa.
Por meio de seu perfil oficial, o Everton confirmou que a Blue Heaven Holdings, administrada por Farhad Moshiri, vendeu parte das ações do clube que disputa o Campeonato Inglês. A notícia pegou a todos de surpresa, já que John Textor estava trabalhando a todo vapor para sacramentar a aquisição dos Toffes nos próximos meses.
“A Blue Heaven Holdings e o The Friedkin Group confirmam que chegaram a um acordo sobre os termos da venda da participação majoritária da Blue Heaven Holdings no Everton Football Club. A transação está sujeita à aprovação regulatória, incluindo da Premier League, da Football Association e da Financial Conduct Authority”, diz o comunicado do clube.
Em agosto deste ano, Textor teve a oportunidade de comprar a maior parte das ações do Everton, mas as conversas foram travadas pelo acionista não ter conseguido vender o Crystal Palace. De modo geral, uma mesma empresa não pode administrar clubes que disputam a mesma liga simultaneamente para não interferir no comprometimento dos campeonatos.
Com os entraves evidenciados, a Friedkin Group, orquestrada por Dan Friendkin, reassumiu as conversas e fechou a compra do Everton. Para se ter uma noção, o concorrente de John também é detentor do Roma, da Itália, e segundo a Forbes, sua fortuna está avaliada em 7,6 bilhões de dólares (cerca de R$ 42 bilhões na cotação atual).
John Textor pode faturar seu primeiro título com o Botafogo
Superando as expectativas, o Botafogo se tornou um dos clubes mais bem desenvolvidos sob o comando de John Textor. Para além do Glorioso, o norte-americano possui ações no Crystal Palace (Inglaterra), Molenbeek (Bélgica) e Lyon (França). Ao contrário do trio citado, o alvinegro carioca é o que mais tem chance de erguer um título ao final da atual temporada.
Ocupando a liderança do Campeonato Brasileiro com 56 pontos, três a mais que o vice-líder Palmeiras, o Botafogo caminha a curtos passos de fazer de 2024 um ano memorável. Presente nas quartas de final da Libertadores da América, o Fogão pode erguer o seu primeiro título da história da principal competição sul-americana.
É válido destacar que a temporada impecável do Botafogo precisa ser colocada na conta de Textor. O empresário investiu mais de R$ 300 milhões em contratações na atual temporada. Dentre os que mais trouxeram retorno em campo estão: Igor Jesus, Luiz Henrique e Thiago Almada.