A semana começou com uma triste notícia para o futebol brasileiro. Isso porque, na última segunda-feira, 8 de julho, após a partida entre Bahia e JC, clube de Amazonas, no jogo que garantiu o acesso da equipe feminina do Tricolor à Primeira Divisão, o técnico adversário, Hugo Duarte, foi preso em flagrante por um suposto crime de racismo.
De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada para apartar uma confusão em campo entre as atletas, uma jogada do Bahia relatou que o treinador adversário cometeu injúria racial contra ela. O técnico, então, foi conduzido para a Central de Flagrantes e preso.
Técncio segue preso e aguarda investigação
Em nota, o JC, clube do Amazonas, afirmou que repudia qualquer ato racista, mas que avalia com o setor jurídico “todas as informações necessárias dos acontecimentos ali presenciados para realizar os procedimentos cabíveis onde não haja informações infames ou caluniosas que prejudiquem quaisquer que sejam os envolvidos”.
Já o Bahia prestou solidariedade a Suelen e cobrou “resposta à altura da gravidade do assunto, reiterando compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação”. O fato ainda está sendo investigado pelas autoridades e, portanto, novas ações devem ser tomadas em breve.
Desportivamente falando, como mencionado, o Bahia conquistou acesso à elite do futebol nacional para a próxima temporada. A equipe ainda fará mais jogos nesta edição da Série B. O próximo adversário será o Sport, na semifinal. A vaga na grande decisão será definida em jogos de ida e volta, com datas ainda a serem reveladas. Ambos os times estão garantidos na Série A.