Sugestão feita por Piqué ao Super Mundial de Clubes seria horrível pro Palmeiras
O Super Mundial de Clubes 2025 ainda não começou, mas tem recebido várias críticas por parte de jogadores e técnicos espalhados por todos os continentes. Em seu novo formato, a Fifa estabeleceu a participação de 32 equipes em busca da taça. Aposentando dos gramados, Gerard Piqué aproveitou a oportunidade para pedir a anulação do torneio.
Presente na próxima disputa do Mundial de Clubes, o Palmeiras liga seu sinal de alerta sobre a possibilidade de desperdiçar a oportunidade de fazer história no torneio intercontinental. Convidado ao Leaders Week, evento de lideranças esportivas em Londres, Piqué afirmou que a competição precisa diminuir a quantidade de jogos, uma vez que a probabilidade de lesões aumentará drasticamente.
“Eu perguntaria a Uefa: ‘Por que motivo criaram a Liga das Nações, que é uma nova competição complicada de seguir?’. E diria à Fifa: ‘Não façam este Mundial de Clubes que criaram’. Entendo que queiram gerar mais receitas, mas para o bem do futebol acho que poderia ser muito melhor ter menos partidas, mas mais experiências premium e exclusivas. Seria mais fácil entreter o público, e os jogadores teriam menos jogos”, pontuou Piqué.
A fala do ex-jogador do Barcelona abriu um novo diálogo não somente com jogadores e a Fifa, mas com os próprios torcedores. Segundo a análise de Piqué, a entidade máxima do futebol deveria ao menos tentar reduzir os 20 jogos para apenas 16. Para além da preocupação por parte das lesões dos jogadores, o calendário encurtado daria um período menor de descanso entre um jogo e outro.
Super Mundial de Clubes sendo massacrado
Embora o Palmeiras siga remando contra a maré para faturar seu primeiro título mundial, a maioria dos clubes europeus são contra o novo formato imposto pela Fifa. Em síntese, as principais ligas da Europa e a FifPro, sindicato internacional dos jogadores, encaminharam denúncia à Comissão Europeia, acusando a Fifa de abusos no calendário mundial.
Em recente entrevista, Pep Guardiola aproveitou a oportunidade para alfinetar a Fifa mediante às regras do Super Mundial de Clubes. Em um contexto geral, a entidade máxima exigiu que todos os planteis viajassem com os melhores jogadores, refutando a participação de atletas de menor relevância no cenário atual.
“Quais são os melhores jogadores? Que a Fifa venha me dizer quais jogadores são os melhores. Nós levaremos todo o plantel. Jogaremos mais de um partida assim. Ninguém será o melhor jogador, depende da forma como eles estejam naquele momento. Quando os melhores jogarem em muitas condições, você poderá passar por muitas razões: pessoais, físicas, lesões… e então tendemos a colocar outros jogadores. Não vamos só com onze jogadores”, reclamou o técnico.
Classificados ao Mundial de Clubes
- América do Sul: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate e Boca Juniors (resta uma vaga)
- Europa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Porto, Benfica,Inter de Milão, PSG, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Atlético de Madrid, e RB Salzburg;
- Américas do Norte e Central: Monterrey, Seattle Sounders, León e Pachuca;
- África: Al-Ahly, Wydad Casablanca, Mamelodi Sundowns e Espérance;
- Ásia: Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al Ain e Ulsan – Coreia do Sul;
- Oceania: Auckland City.