O Atlético-MG parece estar encontrando estabilidade após um início de temporada tumultuado, marcado por críticas e um desempenho abaixo do esperado. Sob o comando de Felipão, a equipe está próxima de garantir uma vaga na final do Campeonato Mineiro, trazendo alívio para os torcedores do Galo.
Uma das áreas mais destacadas do time é a defesa, que se mostrou sólida no primeiro jogo da semifinal do Mineiro, vencendo o América por 2 a 0 na Arena MRV. Com essa vitória, o Atlético impôs pressão sobre o Coelho, que precisará vencer por dois gols de diferença no Independência para avançar.
Na partida contra o América, a defesa atleticana teve uma atuação destacada, com Jemerson e Bruno Fuchs como titulares nas posições de zagueiros. Com o apoio de Saravia, Arana (em posição mais avançada) e Battaglia, o time conseguiu conter as investidas do adversário, mesmo diante da pressão. Além disso, a falta de precisão nas finalizações por parte do América contribuiu para a segurança defensiva do Galo.
Em nove jogos disputados, o Atlético-MG sofreu apenas seis gols, o que o coloca como o segundo time com a defesa menos vazada na Série A do Campeonato Brasileiro, ao lado do Athletico-PR. O líder neste aspecto é o Flamengo, que sofreu apenas um gol em 12 partidas.
Apesar dos bons números da dupla Jemerson e Bruno Fuchs, que têm sido os mais escalados juntos na temporada, Felipão não descarta fazer mudanças. O zagueiro uruguaio Maurício Lemos surge como uma opção para o treinador, tendo participado de três jogos na temporada como titular. “Não tenho dúvidas, tenho performance. Tenho que analisar as performances dos jogadores durante a semana e, na opinião da comissão técnica, sempre jogará quem estiver melhor para aquele jogo”, afirmou o técnico sobre a busca pela “dupla perfeita”.
Confira o ranking dos times menos vazados da Série A
- Flamengo – 1 gol sofrido
- Atlético – 6 gols sofridos
- Athletico-PR – 6 gols sofridos
- Cruzeiro – 7 gols sofridos
- Internacional – 7 gols sofridos
- Criciúma – 8 gols sofridos
- Atlético-GO – 9 gols sofridos
- Cuiabá – 9 gols sofridos
- Juventude – 9 gols sofridos
- Palmeiras – 9 gols sofridos
- Fortaleza – 10 gols sofridos
- Bragantino – 10 gols sofridos
- São Paulo – 10 gols sofridos
- Vitória – 10 gols sofridos
- Bahia – 11 gols sofridos
- Grêmio – 12 gols sofridos
- Botafogo – 14 gols sofridos
- Corinthians – 14 gols sofridos
- Fluminense – 14 gols sofridos
- Vasco – 15 gols sofridos