O Atlético, que chegou a liderar o ranking de sócios por clubes da Série A do Brasileirão em 2022, está em quarto lugar, atrás apenas de Palmeiras, Internacional e Grêmio, segundo levantamento feito pelo ge. Como efeito de comparação, o Alvinegro possui mais de 30 mil associados a frente do Cruzeiro, que é apenas o 12°.
No decorrer do ano passado, a Raposa testemunhou uma queda significativa no número de sócios-torcedores. Com o objetivo de realizar ajustes e impulsionar um novo crescimento, o clube iniciou uma consulta pública sobre o programa.
O Cruzeiro lançou uma pesquisa no último dia 20 com o objetivo de ouvir os sócios e também os torcedores que atualmente não fazem parte do programa. A pesquisa consiste em 17 perguntas e não foi divulgado por quanto tempo estará disponível.
“Coletaremos o nível de satisfação atual com o programa, a forma como ele pode contribuir para a identidade do sócio enquanto torcedor, as ações que podem ser significativas para o sócio, além da gama de benefícios que fortalecem o vínculo ao programa”, comunicou o clube.
Após Ronaldo adquirir a SAF, houve uma reformulação no programa de sócio-torcedor, resultando em um crescimento constante ao longo da Série B de 2022, e em dezembro daquele ano, a Raposa contava com mais de 72 mil associados. Contudo, apesar do sucesso esportivo da equipe e do retorno à elite nacional, a meta estabelecida pelo Fenômeno de alcançar 100 mil sócios até 2023 não foi atingida.
Queda do Cruzeiro
Durante o ano passado, o Cruzeiro testemunhou uma queda significativa no número de sócios-torcedores, diminuindo para menos de 50 mil, e atualmente, esse número está abaixo de 45 mil, de acordo com a contagem do site do programa. Comparado ao final de 2022, essa redução representa uma queda de mais de 40%.