Nas quartas de finais da CONMEBOL Libertadores da América de 2024, o São Paulo enfrenta o Botafogo, tendo a oportunidade de decidir a vaga para as semis dentro do Estádio do Morumbis. Essa vai ser a maior chance do Tricolor dar um ‘golpe’ nos cariocas desde a acusação de John Textor.
A polêmica teve seu ponto alto em março deste ano, quando o empresário afirmou ter provas de manipulação de resultados em algumas partidas do Brasileirão. Além disso, Textor também divulgou um texto, em seu próprio site, afirmando que uma partida entre Palmeiras e São Paulo foi manipulada. No jogo em questão, o Alviverde goleou o Tricolor pelo placar de 5 a 0.
Como “provas”, Textor levou um documento nomeado como “relatório de jogo nível 3 entre SE Palmeiras 5 x 0 São Paulo FC, realizado dia 25/10/2023”. Além disso, segundo o relatório do STJD, o empresário norte-americano apresentou alguns vídeos da “Good Game”, contratada por Textor para analisar as citadas manipulações de resultados. O relatório do STDJ criticou tal ação do empresário.
“John Charles Textor contratou os serviços da empresa “Good Game”, a pretexto de forjar pretensas provas acerca de falsas manipulações de partidas, em prejuízo dos direitos das pessoas físicas e jurídicas injustamente por ele acusadas”, afirma um trecho do relatório.
Textor pode se dar mal
As declarações de John Textor geraram controvérsia e discussão no cenário esportivo, e a resposta da Procuradoria é uma tentativa de abordar e esclarecer as alegações feitas. A punição máxima em caso de condenação é de suspensão de 810 dias, além de multa que pode chegar a R$ 500 mil.