O São Paulo disputará as oitavas de final da Copa Libertadores deste ano contra o Nacional, do Uruguai. O adversário foi definido por sorteio na última segunda-feira (3), onde o Tricolor Paulista também conheceu o chaveamento da competição. O Soberano já sabe quais serão seus possíveis adversários na busca pelo tetracampeonato da competição continental.
Mas além do título, o Tricolor Paulista busca uma vaga no Super Mundial de Clubes de 2025 e só conseguirá tal vaga caso seja campeão da competição este ano. Como já tem três times brasileiros qualificados para a competição, um quarto brasileiro só se classifica em caso de título. Entretanto, o São Paulo pode acabar ajudando um time paraguaio que nem está na Libertadores a estar no próximo mundial.
Acontece que o Olímpia pode herdar a última vaga restante para clubes sul-americanos na competição via ranking. Até o momento, o time paraguaio está um ponto apenas a frente do Nacional (57 a 56), e precisa torcer para que o São Paulo vença os dois confrontos das oitavas de final. Em caso de um empate, os uruguaios ultrapassam os paraguaios.
Vaga no Mundial de Clubes 2025 também depende de outra situação
Até o momento, temos quatro clubes sul-americanos qualificados para o próximo Mundial de Clubes da FIFA: Palmeiras, Flamengo e Fluminense (campeões da Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente), além do River Plate (melhor equipe qualificada no ranking da CONMEBOL). Restam ainda duas vagas a serem preenchidas: do campeão desta edição e a última do ranking.
Entretanto, quem está ficando com a segunda vaga via ranking, até o momento, é o Boca Juniors, que tem 71 pontos. Como não está na Liberta, o time argentino só pode se qualificar para o Mundial pelo próprio ranking. O Olímpia atualmente é o terceiro clube melhor qualificado em tal ranking e não está indo para o Mundial, mas pode se qualificar em uma única situação.
Os paraguaios só se classificam para a competição em 2025 caso um dos times já classificados vença a atual Libertadores. Essa situação fará com que o terceiro melhor qualificado do ranking (que não pode ser brasileiro), entre no próximo mundial. Mas se o Nacional empatar um jogo com o São Paulo e um dos já citados clubes vencer a Libertadores, aí é o time uruguaio quem herda a vaga.