Um dado interessante e preocupante chegou nas mãos do São Paulo recentemente. A equipe perdeu cerca de 12% dos seus sócios-torcedores em um espaço de seis meses. O número exato no final de setembro era de 63.045 sócios. No entanto, números da última sexta-feira (22) mostram que a equipe conta atualmente com 54.987 sócios.
O pico alcançado no ano passado foi muito por conta da chegada do Soberano na grande final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Tricolor Paulista se sagrou campeão diante do Flamengo depois de vencer o primeiro jogo em pleno Maracanã por 1×0 e segurar o empate em 1×1 no Morumbi, vencendo por 2×1 no placar agregado.
Apesar da queda significativa no número de sócios, o São Paulo pode comemorar. O número de sócios atual em relação ao do ano passado é bem maior. Naquela época, o Tricolor contava com pouco mais de 40 mil sócios, o que caracteriza um aumento de 36%. A movimentação no número de sócios é algo visto como natural por parte dos dirigentes, tendo em conta que muitos torcedores optam por assinar a fidelização em períodos de jogos importantes.
São Paulo está entre as 10 equipes brasileiras com mais sócios-torcedores
Um levantamento trazido pelo portal ‘GE’ mostra que o São Paulo é uma das 10 equipes brasileiras com o maior número de sócios-torcedores. O tricolor paulista ocupa, precisamente, a nona colocação. Apesar de estar atrás de um dos seus grandes rivais – o Palmeiras, que lidera a lista – o São Paulo vence o Santos e o Corinthians. Enquanto o Timão conta com 43 mil sócios (11°), o Peixe aparece com pouco mais de 40 mil.
É válido considerar, entretanto, que mesmo com a queda no número de sócios, o público presente nas arquibancadas do MorumBIS este ano não foi afetado. Isso porque a equipe lidera o ranking de média de público no país, com quase 47 mil torcedores por partida. Quem quiser se tornar um sócio-torcedor do São Paulo pode optar por assinar algum dos planos, que varia entre R$ 18,99 a R$ 199,99 mensais.