O São Paulo entrou em campo na noite da última quarta-feira (8) sabendo que poderia garantir a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores. Para isso, bastava vencer o Cobresal fora de casa e contar com uma vitória do Talleres diante do Barcelona, do Equador. Os dois resultados aconteceram e o São Paulo está na próxima fase da competição continental.
A vaga garantida dá esperanças ao torcedor de que a equipe lutará pelo tetracampeonato da Copa Libertadores. E o Tricolor Paulista já sabe quando conhecerá seu adversário, apesar de apenas três equipes terem garantido vaga até o momento. Acontece que a Conmebol definiu que os confrontos das oitavas de final serão sorteados no próximo dia 3 de junho, em horário ainda a ser definido.
Situação do São Paulo em seu grupo
A vitória garantiu o São Paulo ao menos na segunda colocação do Grupo B da competição. Com nove pontos, o Tricolor Paulista não tem chances de perder sua vaga. Isso porque o Barcelona de Guayaquil pode chegar no máximo a oito pontos e o Cobresal a sete. A luta do São Paulo agora é pela liderança do grupo com o Talleres.
As duas equipes, inclusive, vão se enfrentar na última rodada da fase de grupos. Mas antes, o Tricolor Paulista terá o compromisso válido pela quinta rodada diante do Barcelona, no MorumBIS, na próxima quinta-feira, 16. O São Paulo vai em busca da sua quarta conquista de Libertadores para se tornar o brasileiro isolado com o maior número de conquistas.
O Soberano foi bicampeão da competição em 1992 e 1993, além de ter sido campeão em 2005, em final brasileira contra o Athletico-PR. Mas o torcedor está a fim de soltar o grito de campeão novamente. Depois de ter ficado no quase em 2006, ao perder para o Internacional, o São Paulo quase sentiu o gosto do título novamente em 2016. No entanto, o Tricolor acabou sendo eliminado nas semis para o Atlético Nacional, da Colômbia.