Ao lado de Palmeiras e Santos, o São Paulo, com três títulos da Libertadores, é um dos brasileiros que mais vezes venceu a competição continental. Número esse que poderia ser maior caso o Tricolor não tivesse sido derrotado pelo Internacional em 2006.
Em 2006, a final da Copa Libertadores deixou um marco na memória dos torcedores colorados e são-paulinos. O Inter conquistou o título da competição sul-americana, pela primeira vez em sua história e impediu que o SPFC se isolasse como o brasileiro com mais títulos do torneio.
O confronto decisivo teve seu primeiro capítulo no Morumbi, onde o time gaúcho venceu o Soberano por 2 a 1, com Rafael Sóbis marcando os dois gols para os gaúchos. Esse resultado deixou o Colorado em uma posição favorável, precisando de apenas um empate para garantir a taça.
A segunda partida aconteceu no Beira-Rio, e o empate por 2 a 2 selou o destino do troféu. Fernandão e Tinga foram os heróis colorados, enquanto Fabão e Lenílson descontaram para o São Paulo. O técnico Abel Braga comandava o Inter, enquanto Muricy Ramalho estava à frente do São Paulo, em um duelo estratégico.
09/08/2006 – Libertadores 2006 – Final – Ida – São Paulo 1 x 2 Internacional
LIBERTADORES 2006 – FINAL – IDA – SÃO PAULO 1 X 2 INTERNACIONAL
Data: 09/08/2006
Local: Morumbi – São Paulo (SP)
Público: 71.745 pagantes.
Renda: R$ 3.382.655,00
Juiz: Jorge Larrionda (URU)
Cartões: Fabão e Souza (S).
Expulsões: Josué (S); Fabinho (I).
Gols: Rafael Sobis 8’/2 (I); Rafael Sobis 16’/2 (I); Edcarlos 30’/2 (S).
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos (Aloísio Chulapa); Souza, Mineiro, Josué, Danilo (Lenílson) e Júnior; Leandro (Richarlyson) e Ricardo Oliveira. Técnico: Muricy Ramalho.
INTERNACIONAL: Clemer; Ceará (Wellington Monteiro), Bolívar, Fabiano Eller e Jorge Wagner; Edinho, Fabinho, Alex (Índio) e Tinga; Rafael Sobis (Michel) e Fernandão. Técnico: Abel Braga.
16/08/2006 – Libertadores 2006 – Final – Volta – Internacional 2 x 2 São Paulo
LIBERTADORES 2006 – FINAL – VOLTA – INTERNACIONAL 2 X 2 SÃO PAULO
Data: 16/08/2006
Local: Beira-Rio – Porto Alegre (RS)
Juiz: Horácio Elizondo (ARG)
Cartões: Edinho, Tinga, Alex, Bolívar, Edinho (I); Aloísio Chulapa (S).
Expulsão: Tinga (I).
Gols: Fernandão 29’/1 (I); Fabão 5’/2 (S); Tinga 20’/2 (I); Lenílson 39’/2 (S).
INTERNACIONAL: Clemer; Índio, Bolívar e Fabiano Eller; Ceará, Edinho, Tinga, Alex e Jorge Wagner; Rafael Sobis e Fernandão. Técnico: Abel Braga
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos; Souza, Mineiro, Richarlyson, Danilo e Júnior; Leandro e Aloísio Chulapa. Técnico: Muricy Ramalho.