Um dos principais meio-campista do Atlético-MG na temporada e peça fundamental do esquema pensado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o argentino Rodrigo Battaglia completou 200 dias como jogador do Galo. O atleta foi anunciado como reforço da equipe no dia 1º de abril deste ano e logo se tornou um dos principais pilares do time mineiro.
Além da titularidade, Battaglia conquistou a confiança dos torcedores ao longo dos jogos com ótimas atuações e uma segurança demonstrada no controle do meio de campo. Ele chegou para auxiliar na construção do setor central, mas acabou virando principal substituto do volante Allan, que foi contratado em julho pelo Flamengo.
A carreira de Rodrigo Battaglia
Rodrigo Battaglia, de 32 anos, começou sua carreira nas categorias de base do Vélez Sarsfield e Almagro, mas fez sua estreia como profissional no Huracán, em 2011. No clube argentino, marcou quatro jogos em 68 jogos disputado ao longo de três temporadas.
Ao se destacar, foi contratado pelo Racing, também da Argentina, mas atuou em apenas nove partidas durante uma temporada. O Braga, de Portugal, se interessou pelo atleta e logo fez uma proposta milionária. Depois de uma temporada, foi emprestado ao Moreirense e GD Chaves (ambos de Portugal) e ao Rosário Central (Argentina).
Na temporada 2017/18 chamou a atenção do Sporting e foi um dos pilares da equipe portuguesa. Em três anos, atuou em 88 jogos e marcou três gols. Na temporada 2020/2021 jogou pelo Alavés, da Espanha, e no ano seguinte foi para o Mallorca, onde jogou 49 jogos.
No dia 1º de abril de 2023, o Atlético-MG anunciou a contratação do jogador, que havia sido indicado pelo então técnico Eduardo Coudet. O clube buscava uma opção para o volante Allan, que estava lesionado. O clube mineiro pagou cerca de R$ 4,4 milhões pela multa rescisória do volante argentino.