Robinho pegou todos de surpresa e voltou ao futebol
Robinho está a mais de oito meses preso na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, localizada no interior de São Paulo, conhecida como o “presídio dos famosos”. Ele cumpre uma sentença de 9 anos de prisão em regime fechado pela participação em um crime de estupro coletivo ocorrido em Milão, na Itália, em 2013, em uma boate.
A vítima do ataque sexual era uma mulher albanesa. O ex-jogador foi detido pela Polícia Federal em 21 de março deste ano, em seu apartamento localizado no bairro Aparecida, em Santos, no litoral sul de São Paulo.
Após a prisão, Robinho foi transferido para a Penitenciária de Tremembé, no Vale do Paraíba, onde começou a cumprir sua sentença. A P2 é uma unidade prisional conhecida por abrigar detentos envolvidos em crimes de grande repercussão nacional.
Durante sua estadia, o ex-camisa 11 da Seleção Brasileira passou a participar de atividades no presídio, incluindo uma que lhe era familiar: o futebol. Segundo informações apuradas pelo ‘g1‘, ele joga com outros detentos de uma a duas vezes por semana, aproveitando o período de recreação, que geralmente coincide com o banho de sol.
Na P2, as partidas de futebol são bem distintas daquilo que Robinho estava acostumado, já que a bola não é de qualidade profissional e não há uniformes padronizados para os jogos. Os times são formados pelos próprios detentos e não existem competições organizadas, e para poder jogar, ele solicitou aos familiares que lhe enviassem chuteiras, para usar nos “rachões”.
Robinho em outras atividades
No mês de maio deste ano, Robinho iniciou um curso de “Eletrônica Básica, Rádio e TV”. Ele também se envolveu em grupos de leitura, buscando a redução de sua pena.