Mais uma vez, o Santos recebeu uma punição da FIFA e não pode contratar jogadores. Conhecida como ‘transfer ban’, a punição já consta no site da entidade de futebol desde o dia 2 deste mês. Desta vez, o motivo é uma dívida com um auxiliar técnico do argentino Fabián Bustos. O treinador de 55 anos teve uma passagem na equipe da Vila Belmiro entre março e julho de 2022, e comandou o Peixe em 29 partidas, com 10 vitórias, 10 empates e nove derrotas.
Segundo informações do ‘GE’, a equipe paulista não se manifestou de forma oficial a respeito da nova punição. Entretanto, informalmente, o Santos alega ter realizado um acordo com o profissional por meio de advogados. Assim, o Peixe espera que a punição seja derrubada até esta quarta-feira (10). O valor a ser pago a Lucas Gabriel Ochandorena, auxiliar de Bustos, seria próximo a R$ 1 milhão.
Problema no pagamento a Bustos já havia causado uma punição da FIFA ao Santos
Não é a primeira vez que o Santos recebe um ‘transfer ban’ por conta da passagem de Bustos pela equipe. O próprio treinador já “rendeu” uma punição ao Peixe, já que ele cobrava uma dívida equivalente a R$ 4 milhões. O time da Vila Belmiro ficou impossibilitado de registrar novos jogadores por conta da punição, na época.
O valor da dívida dizia respeito ao contrato do argentino com a equipe. Vale ressaltar que Bustos tinha contrato com o Peixe até dezembro de 2023, mas foi demitido em julho de 2022, um ano e seis meses antes. Após deixar o Santos, Bustos comandou o Barcelona (Equador) e teve uma passagem pelo América-MG, mas ele permaneceu menos de 100 dias em Minas Gerais.
Desde dezembro do ano passado, Bustos comanda o Universitario, do Peru, e parece ter se reencontrado novamente como técnico. Isso porque, até o momento, ele comandou a equipe em 23 partidas, com 13 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas.