O Grêmio, rival do Corinthians, enfrenta a possibilidade de uma punição severa por parte do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) devido a um incidente de falta de espírito esportivo ocorrido na última quarta-feira (6). O clube foi denunciado pelo TJD do Rio Grande do Sul por não receber as medalhas de vice-campeão da Recopa Gaúcha, após perder por 2 a 0 para o São Luiz.
A denúncia se baseia no artigo 191, inciso III, que trata sobre “deixar de cumprir ou dificultar cumprimento de regulamento, geral ou específico, de competição”. O julgamento está marcado para o dia 12 de março, às 18 horas (horário de Brasília). Os jogadores que assinaram a súmula da partida, assim como o auxiliar técnico Alexandre Mendes, que comandou o time, estão envolvidos na ação.
Punição para o Grêmio
A pena para essa infração pode variar de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, com estabelecimento de um prazo para cumprir a obrigação. A lista de jogadores citados na denúncia inclui os jogadores Caíque, Fábio, Bruno Uvini, Gustavo Martins, Natã, Mayk, Ronald, Nathan, Nathan Fernandes, Galdino, André Henrique, Besozzi, Thiago Beltrame, Igor, Lian, Jardiel, Hiago, Viery, Rubens, João Vitor, Cheron, Wesley Costa e Athos.
Após a partida, os jogadores desceram para o vestiário irritados. Luciano Hocsman, presidente da FGF, criticou a atitude gremista ainda no dia, onde até o treinador Renato Portaluppi tomou a mesma atitude, assim como foi contra o Guarany. O Grêmio ainda teve que lidar com as expulsões de Gustavo Martins e Lucas Hulk.