Raphinha mal começou a temporada no Barcelona e já está de mudança
O início da temporada 2024/25 trouxe um misto de emoções para os torcedores do Barcelona. Embora o goleiro Ter Stegen tenha sido cortado pelos próximos meses por grave lesão, Raphinha assumiu o protagonismo no sistema ofensivo do clube espanhol. A saída de coadjuvante para o posto principal do Blaugrana é colocada na conta da mudança de posicionamento do brasileiro.
Sob o comando de Xavi, Raphinha costumava atuar mais pelas laterais, o que fez de sua temporada 2023/24 uma compilação de oscilações. No entanto, com a chegada de Hansi Flick, o atacante foi relocado de modo mais centralizado, motivo que tem feito o brasileiro possuir cerca de uma participação a gol por jogo disputado.
“Estamos (grupo do Barcelona) jogando muito bem. O que mudou mais foi a posição. Nas duas temporadas anteriores joguei mais pela direita, ao fim da temporada passada pela esquerda. Acho que mudou mais a posição. A vontade de jogar bem e ajudar a equipe sempre tive”, explicou o jogador em entrevista cedida à Uefa.
A nível de conhecimento, o camisa 11 entrou em campo dez vezes na temporada 2024/25, em jogos divididos entre Campeonato Espanhol e Champions League. Nesse ínterim, o craque foi recompensado com seis gols e três assistências.
Rapinha sem espaço na Seleção Brasileira
Embora permaneça mantendo constância com a camisa do Barcelona, Raphinha deixou de figurar entre os convocados para defender a Seleção Brasileira. Vivendo momento delicado nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Dorival Júnior optou por escolher outros atacantes. Contudo, o artilheiro do Barça afirma que os trabalhos estão sendo feitos para que seu lugar cativo seja reconquistado.
“É algo que eu, a partir do fim da temporada passada, me cobrei bastante. Me adaptar e melhorar em qualquer posição de ataque. Essa cobrança foi importante para o papel que venho desempenhando em campo. Um time ou seleção que tenha jogadores que possam fazer de mais de uma função, tende a ganhar. É o caso do Rodrygo também. A seleção só tem a ganhar”, avaliou o camisa 11.