A chegada de Keirrison ao Palmeiras em 19 de janeiro de 2009 gerou grande expectativa entre os torcedores. Com apenas 20 anos, o centroavante vinha de uma temporada brilhante pelo Coritiba, onde foi artilheiro do Campeonato Brasileiro com 21 gols.
Sua estreia pelo Palmeiras foi notável, marcando 13 gols em 16 partidas do Campeonato Paulista (média de 0,81 por jogo) e mais seis gols em doze jogos na Copa Libertadores, ajudando o time a alcançar as quartas de final.
Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do clube na época, relembrou a situação: “Lembro-me que, antes da entrevista coletiva, o (assessor de imprensa) Helder Bertazzi foi instruir Keirrison e sugeriu que ele dissesse que chegar ao Palmeiras era a realização de um objetivo”.
“Um dos empresários dele me disse, então: ‘não, mas o objetivo dele é o Barcelona. Eu achei aquilo bem estranho, fiquei embasbacado, e lembro que tivemos de explicar que não cairia bem ele dizer isso chegando ao Palmeiras.”
Consequencias pesadas
Nós tínhamos negociado o Henrique com o Barcelona e falamos que tínhamos um garoto, também vindo do Coritiba, que era artilheiro do Campeonato Brasileiro”, conta Naor Malaquias, agente do jogador até hoje. Eles passaram a observá-lo mais de perto e quiseram conhecê-lo pessoalmente lá por novembro (de 2008). Ele estava brigando para ser artilheiro do Brasileiro, ainda no Coritiba, e pedimos uma folga.”
Para Belluzzo, ficou claro que Keirrison já tinha intenções de sair do clube alviverde quando chegou. E ele não estava errado. Já em 2008, o interesse do Barcelona pelo jogador se intensificou. O clube catalão acompanhou Keirrison de perto por vários meses, culminando com uma oferta oficial.
Com Keirrison em um clube de maior expressão, o interesse do Barça se solidificou. Txiki Begiristain, na época vice-presidente do Barcelona e atual diretor no Manchester City, até veio ao Brasil para observar alguns jogos de Keirrison do camarote da Traffic no antigo Estádio Palestra Itália.
“Eles fizeram uma oferta à Traffic de 14 milhões de Euros, mais valores de bônus por jogos disputados e tal”. Para Keirrison, a negociação foi ágil pois o jogador já tinha o desejo de atuar pelo Barcelona. A Traffic, empresa que gerenciava seus direitos, também concordou com a transferência. O acordo foi oficializado em maio.