POLÊMICA: Novo reforço do Palmeiras queria mesmo é o Barcelona

A chegada de Keirrison ao Palmeiras em 19 de janeiro de 2009 gerou grande expectativa entre os torcedores. Com apenas 20 anos, o centroavante vinha de uma temporada brilhante pelo Coritiba, onde foi artilheiro do Campeonato Brasileiro com 21 gols.

" "

Sua estreia pelo Palmeiras foi notável, marcando 13 gols em 16 partidas do Campeonato Paulista (média de 0,81 por jogo) e mais seis gols em doze jogos na Copa Libertadores, ajudando o time a alcançar as quartas de final.

Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do clube na época, relembrou a situação: “Lembro-me que, antes da entrevista coletiva, o (assessor de imprensa) Helder Bertazzi foi instruir Keirrison e sugeriu que ele dissesse que chegar ao Palmeiras era a realização de um objetivo”.

“Um dos empresários dele me disse, então: ‘não, mas o objetivo dele é o Barcelona. Eu achei aquilo bem estranho, fiquei embasbacado, e lembro que tivemos de explicar que não cairia bem ele dizer isso chegando ao Palmeiras.”

" "

Consequencias pesadas

Nós tínhamos negociado o Henrique com o Barcelona e falamos que tínhamos um garoto, também vindo do Coritiba, que era artilheiro do Campeonato Brasileiro”, conta Naor Malaquias, agente do jogador até hoje. Eles passaram a observá-lo mais de perto e quiseram conhecê-lo pessoalmente lá por novembro (de 2008). Ele estava brigando para ser artilheiro do Brasileiro, ainda no Coritiba, e pedimos uma folga.”

Para Belluzzo, ficou claro que Keirrison já tinha intenções de sair do clube alviverde quando chegou. E ele não estava errado. Já em 2008, o interesse do Barcelona pelo jogador se intensificou. O clube catalão acompanhou Keirrison de perto por vários meses, culminando com uma oferta oficial.

Com Keirrison em um clube de maior expressão, o interesse do Barça se solidificou. Txiki Begiristain, na época vice-presidente do Barcelona e atual diretor no Manchester City, até veio ao Brasil para observar alguns jogos de Keirrison do camarote da Traffic no antigo Estádio Palestra Itália.

“Eles fizeram uma oferta à Traffic de 14 milhões de Euros, mais valores de bônus por jogos disputados e tal”. Para Keirrison, a negociação foi ágil pois o jogador já tinha o desejo de atuar pelo Barcelona. A Traffic, empresa que gerenciava seus direitos, também concordou com a transferência. O acordo foi oficializado em maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.