Em 2016, o Palmeiras oficializou o porco como mascote e apresentou Gobatto. Além do Periquito, o clube passou a contar com o porco como mascote oficial. O nome foi escolhido em homenagem a João Roberto Gobatto, diretor de marketing que defendia a adoção do apelido desde os anos 80.
Antes do jogo contra o Internacional, no Allianz Parque, o Palmeiras revelou seu novo mascote oficial: um porco com expressão feroz, assemelhando-se a um javali, batizado de Gobatto. A iniciativa foi uma forma de celebrar os 30 anos desde que a torcida adotou o porco, anteriormente usado de forma pejorativa pelos rivais em 1986.
Apesar da mudança, o mascote oficial do clube sempre foi o Periquito. Naquela ocasião, os torcedores também tiveram a oportunidade de conhecer uma nova versão do Periquito, muito semelhante à anterior. Gobatto e o Periquito fizeram uma apresentação conjunta no centro do gramado, cativando os fãs presentes.
Por que o Porco?
Durante muitos anos, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, os rivais utilizaram o termo “porco” como um insulto direcionado aos palmeirenses, associando o clube ao regime fascista italiano.
No entanto, essa história começou a mudar em 1983, quando João Roberto Gobbato, então diretor de marketing do Palmeiras, teve a audaciosa ideia de transformar esse termo pejorativo em um símbolo positivo, adotando-o como mascote. Embora inicialmente a proposta tenha enfrentado resistência por parte da diretoria alviverde, ela foi calorosamente recebida pelos torcedores.
Três anos mais tarde, em 1986, a torcida do Palmeiras abraçou o termo e entoou o cântico “E dá-lhe Porco, e dá-lhe Porco, olê, olê, olê!” nas arquibancadas do Parque Antártica. Esse cântico ecoou especialmente durante a vitória por 2 a 1 no clássico contra o Santos.
No mesmo ano, a Revista Placar estampou em sua capa o meia Jorginho Putinatti, ícone daquela geração palmeirense, segurando um porco no colo, simbolizando a aceitação do novo mascote pelo clube e seus torcedores. Em honra ao seu criador, o mascote foi oficialmente denominado Porco Gobbato, um marco que foi oficializado em 2016.