O Palmeiras dá início à sua jornada na temporada de 2024 neste domingo, enfrentando o Novorizontino, às 16 horas, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
Apesar de ter conquistado três títulos estaduais nas últimas cinco temporadas, o destaque do Palmeiras reside mais na coletividade do que nas características individuais dos jogadores. O Alviverde não conta com um artilheiro do Campeonato Paulista há seis anos. O último atleta a terminar como artilheiro pelo Palmeiras foi o colombiano Miguel Borja, que marcou sete gols em 2018. Borja chegou ao clube em 2017, passou por empréstimos e foi vendido para o Junior Barranquilla em 2022.
Em 2019, Scarpa foi o principal goleador do Palmeiras, com três gols, distante dos sete gols feitos por Jean Mota (ex-Santos), Rafael Costa (ex-Botafogo-SP), Diego Cardoso (ex-Guarani) e Ytalo (ex-Red Bull Bragantino).
No ano em que o Palmeiras teve um jogador mais próximo de ser artilheiro foi em 2020, com Willian Bigode marcando seis gols na campanha do 23º título estadual. Naquela edição, o atacante, atualmente no Santos, ficou atrás de Ytalo, que fez sete gols. Em 2021, Willian Bigode não conseguiu repetir o desempenho e terminou com três gols. O Palmeiras foi vice-campeão naquela edição, sendo derrotado pelo São Paulo, e Bruno Mezenga, com nove gols, ficou como artilheiro.
Em 2022, Raphael Veiga foi o destaque palmeirense na briga pela artilharia, terminando com sete gols no caminho para o 24º título. Calleri, do São Paulo, foi o artilheiro com oito gols. Já em 2023, Rony marcou seis gols na campanha do 25º título, ficando atrás de Bruno Mezenga, que fez sete gols, e Róger Guedes, do Corinthians, e Galoppo, do São Paulo, ambos com oito gols.
Endrick desfalca Palmeiras
No início do Paulistão deste ano, o Palmeiras não contará com seu principal artilheiro, Endrick, convocado para o Pré-Olímpico com a Seleção. Abel Ferreira terá que definir um substituto para o jovem atacante.