Palmeiras assina contrato bilionário com a Globo
Os clubes integrantes da Libra avançaram em um acordo com a Globo para comercialização dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2029. O Santos já confirmou sua adesão ao acordo, enquanto o Corinthians permanece indeciso, com possibilidade de aderir posteriormente. O montante total do contrato alcança a cifra de R$ 1,3 bilhão.
Na última sexta-feira (01), Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino formalizaram o pré-contrato com a Globo. Nesse contexto, o Santos optou por manter-se na Libra e também assegurou o acordo com a Globo para a Série B de 2024.+
A posição do Corinthians ainda permanece incerta. O clube recebeu propostas tanto da Libra e Globo quanto da Liga Forte Futebol. Caso decida pelo acordo com a Globo, bastará aderir à proposta em vigor.
Caso o Corinthians opte por não participar, o contrato com a Globo sofrerá um desconto de 10% sobre o valor total de R$ 1,3 bilhão.
O documento assinado pelos clubes da Libra já estabelece todas as condições financeiras relacionadas à venda dos direitos de transmissão, tanto para TV Aberta quanto para Fechada, do Brasileirão a partir de 2025. Questões pendentes relacionadas à divisão das receitas do pay-per-view serão discutidas para a formalização do contrato definitivo.
Indecisão dos clubes atrasou a assinatura
O pré-contrato estava sob posse dos clubes há quase um mês, sendo que a assinatura foi retardada devido à indecisão de Corinthians e Santos. Entretanto, na sexta-feira, o acordo foi ratificado entre as partes.
No que concerne à divisão das receitas entre os clubes, a regra estipula 40% iguais, 30% por posição na tabela e 30% conforme a audiência. Não há mais garantias mínimas de receitas, mas estima-se que os clubes assegurem valores similares aos do contrato atual.