Os clubes afiliados à LIBRA decidiram avançar nas negociações com a Globo para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2025, em vez de aderirem à Liga Forte Futebol. Essa decisão indica que a emissora provavelmente manterá seu pacote comercial de TV Aberta para o próximo ano. O adiamento das conversas poderia prejudicar a venda de patrocínios para a competição.
Entre os clubes que compõem a LIBRA estão Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Bahia, Vitória e Red Bull Bragantino, entre outros.
Embora ainda não haja um acordo final entre os clubes da LIBRA e a Globo para a venda dos direitos, há um alinhamento nos principais termos, incluindo um valor fixo de R$ 1,3 bilhão e cláusulas variáveis para pay-per-view.
A Globo já enviou uma proposta vinculante para os clubes da LIBRA, e agora aguarda as respostas dos departamentos dos times para dar continuidade às negociações finais.
Com a participação dos nove clubes da LIBRA, a Globo assegura a transmissão de pelo menos quatro jogos por rodada, o que possibilitará a exibição de ao menos dois jogos na TV Aberta, como é feito atualmente.
Assim que o acordo for fechado, a Globo poderá iniciar conversas com anunciantes para vender um pacote que garanta o pagamento da cota dos clubes, um processo que geralmente é concluído até o início do segundo semestre.
O atraso nas negociações era motivo de preocupação na emissora, pois os contratos do Brasileirão costumam ser fechados com três anos de antecedência.
Globo e Liga Forte continuam diálogo
Além disso, a Globo continuará dialogando com a Liga Forte Futebol, que representa 11 times da Série A. Embora haja interesse em manter a maior parte do Brasileiro, a emissora tem limitações financeiras, como demonstrado em negociações anteriores. A primeira proposta da Liga Forte, de R$ 1,4 bilhão, não teve sequência.