Na noite desta quinta-feira (20), a Seleção da Argentina entra em campo e comanda a abertura da Copa América 2024. Os atuais campeões do mundo enfrentam o Canadá às 21h (horário de Brasília), pelo Grupo A, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.
A Albiceleste vai ter uma grande perda. Entretanto não é o Messi, ou qualquer outro atleta. Argentina contará com um “desfalque” em seu uniforme. Os hermanos não poderão usar o patch de campeã do mundo, título conquistado no Catar em 2022.
De acordo com as normas da Conmebol, o vencedor da última Copa América é obrigado a utilizar o patch de campeão. Sendo assim, a Argentina vai estampar o símbolo continental no centro da camisa.
“O atual campeão usará obrigatoriamente no peito, em posição central, o patch correspondente ao título da última edição da Copa América. As seleções somente poderão utilizar em seus uniformes os patches explicitamente indicados pela Conmebol”, diz o Manual de competições da Conmebol.
Argentina é a primeira a passar por esse problema
A equipe de Lionel Messi é a primeira seleção sul-americana campeã do mundo a também defender o título continental. Antes dela, o Brasil levou o Mundial em 2002, mas o campeão da Copa América na época era a Colômbia, que levantou o caneco na edição 2001.